Vocação e Vocações

Pela graça do baptismo, a vocação à santidade está impressa no coração de cada um de nós.

Vocação à santidade

Somos Santos por vocação: “Sereis santos, porque Eu o senhor, sou Santo.” Isto não é um convite a entrar num lugar de santidade a que só tivessem acesso os melhores: isto é uma vocação universal. Santo Agostinho recorda-no-lo: não são chamados porque sejam santos, ainda que o sejam potencialmente, mas são santos porque são chamados. A santidade é um dom. O mais essencial consiste no gesto divino que toma gratuitamente a criatura débil e pecadora e a põe em comunhão vital com o Santo Filho de Deus feito homem. Cada dom traz-nos uma tarefa.

Do ponto de vista da santidade como dom, não existe diferença nenhuma entre um recém-baptizado e um grande místico. O dom torna-se assim tarefa, torna-se programa objectivo na vida de cada cristão. Torna-te Santo: responde à vontade de Deus sobre ti, na sua concreta, única e irrepetível determinação. A Igreja é o templo santo de Deus a vida inteira de cada cristão é a oferenda mais preciosa que podes fazer a Deus.

Vocações de consagração

É extraordinária a vocação cristã. Ela nasce do amor de Deus. É uma aventura fascinante: a confissão da verdadeira fé escancara as mentes e os corações ao mistério de Deus, alarga a existência às dimensões do seguimento de Cristo e no amor à sua Igreja, e faz-nos pela acção do seu Espírito suas testemunhas qualificadas e construtores da civilização do amor. O mundo precisa dos cristãos que percorram o caminho da santidade. E é na Igreja chamada à santidade que brota o chamamento a uma vocação de consagração. É urgente que escutes com atenção o convite que Deus te faz. O mundo precisa de homens e de mulheres que se consagrem totalmente a Deus e O sirvam na Santa Igreja. São diversos os caminhos de consagração, seja na vida monástica, contemplativa, vida activa no meio do mundo, nas missões … são tantos os caminhos. Como calar a beleza de cada vocação consagrada, que radica na vocação mais geral de todos os baptizados à santidade e se expressa na dádiva da própria vida no seguimento radical de Cristo. Sim, Cristo continua ontem como hoje a chamar … Sim, Cristo pode e quer precisar de ti, para seres testemunha do Seu Amor no mundo.

Vocação ao sacerdócio

E como calar a certeza de que Cristo continua hoje a chamar homens, que como os Apóstolos, abandonando todas as outras tarefas, se dediquem totalmente à celebração dos santos mistérios, à pregação do Evangelho e ao ministério de pastor. A multiplicidade de vocações, dom precioso de Deus à sua Igreja, coloca em evidência a excelência própria e a dimensão absolutamente insubstituível da vocação sacerdotal. Por isso, com as palavras de João Paulo II, quero pedir-vos: abri de par em par o vosso coração a Cristo, escancarai as portas do vosso coração ao Senhor e diante do seu chamamento a uma vocação ao sacerdócio ousai também dizer-Lhe com total confiança: eis-me aqui, Senhor.