Vocação ao sacerdócio

Cristo continua hoje a chamar homens, que como os Apóstolos, abandonando todas as outras tarefas, se dediquem totalmente à celebração dos santos mistérios, à pregação do Evangelho e ao ministério de pastor.

Seminarista Pedro
Galhardo de Figueiredo

Com luta, sempre, mas porque confiado em Deus, deixando-me levar. Às tantas só queria fazer uma coisa: partilhar com os outros a vida que Deus me tinha dado…

Seminarista Miguel
Teixeira Duarte

O caminho de Seminário tem um horizonte: o sacerdócio. Mas Cristo olha para os meios que tem. Por isso, se me quer padre aproveitou e aproveita este tempo de Seminário e faz-me ser cada vez mais d’Ele.

Seminarista Manuel
Vaz Guedes

Esta grande mudança exterior manifesta uma consagração interior a Deus, uma pertença exclusiva a Nosso Senhor Jesus Cristo. A única diferença é que o exterior grita o que que a alma já cantava desde que conheci o meu Senhor, o meu amigo: “Sou vosso, meu senhor e meu Deus”.

Seminarista Miguel
Castelo Branco

Posso dizer que fui resgatado de uma “adolescência eterna” pela oração, pela confissão frequente e pela Missa diária, ou seja, pela graça de Deus. O meu processo de “conversão” foi sempre acompanhado por uma formação intelectual séria e marcado por uma sede da Verdade.

Seminarista Pedro Fragoso

É neste propósito, e confiado na Madre Igreja, que eu me tonsurei. Não porque a Igreja precisa de mim, mas ao contrário, porque eu preciso da Igreja. Primeiro para poder ser salvo e depois para que através de mim Deus possa chegar a outras almas.

Seminarista Afonso
Branco Duarte

O testemunho que posso dar é o de um jovem que pretendia que a sua vida fosse guiada por um forte propósito de serviço aos outros; uma vida que deixasse uma marca de total entrega em tudo o que fizesse.

Seminarista António
Pedro Barreiro

Num tempo em que tanta gente está a bater em retirada – porque não quer assumir compromissos; porque quer soltura para experimentar coisas novas; porque dá prioridade aos desejos do momento – as pessoas percebem que o caminho que nos leva ao seminário é o caminho oposto.