Visita aos seminaristas da nossa Paróquia que se encontram no Seminário Diocesano de São José de Caparide

Na 4ª feira, dia 23 de Outubro, 4 jovens de São Nicolau, o Bernardo, o Francisco, eu e o Samuel, acompanhámos o Pe. Mário Rui, nosso prior, na visita aos seminaristas da nossa Paróquia que se encontram no Seminário Diocesano de São José de Caparide. À chegada ao Seminário deparámos com uma recepção calorosa por parte do Afonso, do António e do Daniel. Aguardavam-nos no portão de entrada do Seminário aqueles que há cerca de 1 mês partiram da nossa Paróquia para iniciarem a primeira etapa do seu caminho para o sacerdócio: o ano propedêutico.

Logo após as boas-vindas, com um acolhimento efusivo, dirigimo-nos à capela onde participámos, com todos os seminaristas, na Missa da comunidade que a pedido dos formadores do Seminário foi presidida pelo nosso prior. À Missa, seguiu-se o jantar, momento onde todos nós ficámos a conhecer melhor o ambiente comunitário, próximo e acolhedor, daquela casa formativa, em que cada um, na variedade das suas proveniências, nos recebeu de maneira próxima, simpática e distinta.

Após um breve momento, em torno do café, e em “cavaqueira” amena na sala de convívio, tivemos ocasião de visitar os espaços comuns do Seminário guiados de forma magistral pelos nossos seminaristas. No final da visita, estávamos já no tempo de silêncio, confesso que a custo, iniciámos as despedidas. Firmaram-se e renovaram-se acordos de oração mútua: nada frutifica sem uma vida de oração! Sem oração, não temos vocações, não temos famílias cristãs, não temos padres, não temos santos. Assim sendo, garantimos ao Afonso, ao António e ao Daniel, nossos queridos seminaristas, que continuaríamos a rezar por eles e que pedimos-lhes que continuassem a rezar por nós e pela Paróquia que lhes, e nos, é tão querida.

Convidava-vos, assim, a juntarem-se à cadeia de oração pelos nossos seminários. Agradeçam a Deus o dom das vocações do Daniel, Afonso e António e peçam que Deus lhes dê a graça da fidelidade. Rezai igualmente pela equipa formadora do Seminário de Caparide e, claro, juntai na vossa oração todos os outros seminaristas diocesanos de Lisboa ou de outras dioceses que são agora os “companheiros” de caminho dos ‘’nossos’’ estimadíssimos rapazes.

Mamede

PARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO