Via Sacra na Baixa de Lisboa

Também durante o tempo da Quaresma, com início no dia 28 de Fevereiro, realiza-se a Via-Sacra pública pela Baixa de Lisboa. Inicia-se pelas 21h30 na Igreja da Madalena e termina na Igreja do Sacramento pelas 22h45.

DISCURSO DO PAPA BENTO XVI NO FINAL DA VIA-SACRA NO COLISEU

«Seguindo Jesus no caminho da Sua paixão vemos não só a paixão de Jesus, mas todos os sofrimentos do mundo e esta é a profunda intenção da oração da Via-Sacra: abrir os nossos corações e ajudar-nos a ver com o coração.

Os Padres da Igreja consideram como o maior pecado do mundo pagão a insensibilidade, a dureza do coração e amavam a profecia do profeta Ezequiel: “arrancarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne” (cf. Ez 36, 26). Converter-se a Cristo, tornar-se cristão significava receber um coração de carne, um coração sensível à paixão e aos sofrimentos dos outros.

O nosso Deus não é um Deus distante, intocável na sua bem-aventurança: o nosso Deus tem um coração. Aliás, tem um coração de carne, fez-se carne precisamente para poder sofrer connosco e estar connosco nos nossos sofrimentos. Fez-se homem para nos dar um coração de carne e para despertar em nós o amor pelos sofredores e necessitados».

Sexta-feira Santa, 6 de Abril de 2007

PARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO