Testemunho do Seminarista Pedro Fragoso: “Este novo passo é o início de uma caminhada…”

Olá, chamo-me Pedro, tenho 23 anos e sou seminarista no seminário International da Fraternidade Sacerdotal de São Pedro. É com muita alegria que partilho, esta nova etapa na minha vida, depois de ter sido tonsurado no dia 19 de outubro, juntamente com mais 14 outros seminaristas.

Parece contraditório, mas Jesus, aquele a quem chamamos Deus, morre na Cruz, escândalo para os judeus e loucura para os gentios. No entanto, ao terceiro dia ressuscita, fazendo da morte vida: Mistério da Fé!

Temos por isso, que ter Fé; a Fé dos santos, que olha para a Igreja não como uma instituição humana, fraca e pecadora, mas como aquilo que é verdadeiramente: corpo místico de Cristo.

Corpo do qual participamos, pelo batismo. Ao morrer para o homem velho, revestimo-nos do homem novo, através da Graça de Deus. Esta morte não é um símbolo, mas uma forma de vida. “Se alguém quiser seguir-me, tome a sua cruz e siga-me”. Nós bem sabemos onde termina o caminho da Cruz. É por isso que é preciso morrer para o homem cheio de vícios, orgulhos, vaidades, invejas e ressuscitar para o homem novo, puro, humilde, virtuoso, que vive da caridade.

É neste propósito, e confiado na Madre Igreja, que eu me tonsurei. Não porque a Igreja precisa de mim, mas ao contrário, porque eu preciso da Igreja. Primeiro para poder ser salvo e depois para que através de mim Deus possa chegar a outras almas.

Antes de terminar, queria garantir-vos que o passo que dou não é uma escravatura, e muito menos uma prisão. Qual é o filho que sendo amado infinitamente pelo seu Pai, se sente preso ao fazer a Sua vontade, que é também a dele? “Não tenhais medo, diz Jesus, porque o meu jugo é suave e a minha carga leve”.

Termino, realçando que este novo passo é o início de uma caminhada, que em princípio culminará no sacerdócio. Usando a metáfora, agora estou noivo da Igreja, o passo é sério, e tem como fim o casamento, mas o caminho é ainda longo. O começo é maravilhoso, mas não deixa de ser um começo.

Que Nossa Senhora de Fátima, rainha de Portugal, nos ajude a cumprir sempre de forma abandonada a vontade do seu Filho muito amado, para assim estarmos sempre no caminho do Céu.

Pedro

PARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO