☎ +351 218 879 549 ✉ geral@paroquiasaonicolau.pt 🕐 Dom: 10:00 - 23:30 🕐 Seg - Sáb: 8:00 - 23:00
DSC_6044

Testemunho do Seminarista Manuel Vaz Guedes: “Sou vosso, meu senhor e meu Deus”

Chamo-me Manuel, sou de Lisboa e tenho 23 anos. Cresci numa família católica mas como para muitos outros rapazes, chegada a idade da adolescência, deixei de me preocupar com a minha Fé e com a minha vida moral. Graças a Deus sempre fui acompanhado por santos sacerdotes e excelentes formadores no colégio de São Tomás até aos meus 18 anos. Foram anos em que a minha natureza foi sendo preparada para receber a Graça, que por isso foram anos tão importantes na minha formação humana, mas também espiritual. Aos 19 anos entrei para a Faculdade de Direito de Lisboa e com a ajuda de bons e santos sacerdotes e de excelentes amizades mudei radicalmente de hábitos. Através da Missa diária, da confissão regular, da oração pessoal e da devoção a Nossa Senhora, Deus foi-me manifestando cada vez com mais clarividência a sua Santa vontade.

Em 2018, persuadido do chamamento de Deus e atraído pela santa Missa, pelo sacramento da confissão, pela vida apostólica e evangélica e com uma grande vontade de oferecer a Deus o celibato, de ser um eunuco pelo reino dos céus, de lhe pertencer exclusivamente numa entrega total de corpo e alma, entrei para o seminário internacional da Fraternidade Sacerdotal de São Pedro em Wigratzbad, na Alemanha.

Fiz um ano propedêutico de discernimento e no início deste segundo ano, no dia 19 de Outubro, recebi a tonsura e a batina.

Esta grande mudança exterior manifesta uma consagração interior a Deus, uma pertença exclusiva a Nosso Senhor Jesus Cristo. A única diferença é que o exterior grita o que que a alma já cantava desde que conheci o meu Senhor, o meu amigo: “Sou vosso, meu senhor e meu Deus”.

A batina obriga-me de uma maneira muito concreta a agir de acordo com esta minha consagração, ela obriga-me a ser o que ela apenas representa: Pobre, obediente e casto mas acima de tudo, caridoso: manso e humilde de coração como o Senhor a quem me entrego. Peço-vos as vossas orações pela minha santificação e perseverança no cumprimento da santa vontade de Deus, prometendo-vos as minhas orações.

Que tudo isto contribua para maior glória de Deus e louvor da Virgem santa Maria,

em Cristo,

Manuel

PARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Share on email
Close Menu