☎ +351 218 879 549 ✉ geral@paroquiasaonicolau.pt 🕐 Dom: 10:00 - 23:30 🕐 Seg - Sáb: 8:00 - 23:00

Testemunho do seminarista Afonso Branco Duarte

Boa noite a todos,

O meu nome é Afonso Branco Duarte, tenho 18 anos e sou um dos três rapazes desta Paróquia que entrarão este ano no Seminário de São José de Caparide. 

Nesta apresentação dos seminaristas de São Nicolau, coube-me a mim falar brevemente sobre o meu percurso vocacional.

O testemunho que posso dar é o de um jovem que pretendia que a sua vida fosse guiada por um forte propósito de serviço aos outros; uma vida que deixasse uma marca de total entrega em tudo o que fizesse.

E era isto que pretendia fazer quando pensava em iniciar uma carreira militar na Marinha ou em prosseguir para os estudos em Direito. 

Mas Nosso Senhor concedeu-me a graça de aprofundar a minha relação com Ele e de perceber que tudo isso seria encontrado, na sua plenitude, numa total entrega à Sua vontade; para que a minha vida deixe verdadeiramente uma marca. Não a minha, mas da presença e do amor de Deus.

E para assim o fazer, Nosso Senhor suscitou em mim uma alma verdadeiramente eucarística, um forte amor à Igreja e uma imensa vontade de servi-la e, por fim, um profundo desejo de me configurar totalmente com Cristo no sacerdócio.

Não posso deixar de referir a importância desta Paróquia, onde aprendi, com o exemplo dos sacerdotes que aqui exercem o seu ministério, a reconhecer a importância da Confissão, da direção espiritual, da Adoração Eucarística e da Liturgia.

Estou seguro de que em toda a minha vida, sobretudo na minha família, na minha educação e no meu percurso de fé, não possuo nada que não tenha recebido de Deus; e estou igualmente seguro de que não tenho nada que não Lhe possa ser dado como sacerdote.

Termino pedindo a todos vós que rezem por nós, seminaristas desta Paróquia, para que sejamos sempre fiéis à nossa vocação.

Muito obrigado

Santa Missa do XXIII Domingo do Tempo Comum
Testemunho Afonso Duarte

PARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Share on email
Close Menu