Testemunho do seminarista Afonso Branco Duarte

Boa noite a todos,

O meu nome é Afonso Branco Duarte, tenho 18 anos e sou um dos três rapazes desta Paróquia que entrarão este ano no Seminário de São José de Caparide.

Nesta apresentação dos seminaristas de São Nicolau, coube-me a mim falar brevemente sobre o meu percurso vocacional.

O testemunho que posso dar é o de um jovem que pretendia que a sua vida fosse guiada por um forte propósito de serviço aos outros; uma vida que deixasse uma marca de total entrega em tudo o que fizesse.

E era isto que pretendia fazer quando pensava em iniciar uma carreira militar na Marinha ou em prosseguir para os estudos em Direito.

Mas Nosso Senhor concedeu-me a graça de aprofundar a minha relação com Ele e de perceber que tudo isso seria encontrado, na sua plenitude, numa total entrega à Sua vontade; para que a minha vida deixe verdadeiramente uma marca. Não a minha, mas da presença e do amor de Deus.

E para assim o fazer, Nosso Senhor suscitou em mim uma alma verdadeiramente eucarística, um forte amor à Igreja e uma imensa vontade de servi-la e, por fim, um profundo desejo de me configurar totalmente com Cristo no sacerdócio.

Não posso deixar de referir a importância desta Paróquia, onde aprendi, com o exemplo dos sacerdotes que aqui exercem o seu ministério, a reconhecer a importância da Confissão, da direção espiritual, da Adoração Eucarística e da Liturgia.

Estou seguro de que em toda a minha vida, sobretudo na minha família, na minha educação e no meu percurso de fé, não possuo nada que não tenha recebido de Deus; e estou igualmente seguro de que não tenho nada que não Lhe possa ser dado como sacerdote.

Termino pedindo a todos vós que rezem por nós, seminaristas desta Paróquia, para que sejamos sempre fiéis à nossa vocação.

Muito obrigado

Santa Missa do XXIII Domingo do Tempo Comum