Paróquia

Sacerdotes

Pároco e Vigário Paroquial

Exerce funções como Pároco de São Nicolau e Santa Maria Madalena o Padre Mário Rui Leal Pedras.

O Vigário Paroquial das Paróquias é o Padre Hugo Miguel Teixeira Morais Duarte dos Santos.

Sacerdotes Residentes, com colaboração pastoral habitual

Padre Adelino Prata (Diocesano do Huambo);
Padre Henrique Mutali (Diocesano do Huambo);
Padre João Baptista (Diocesano do Huambo).

Outros Sacerdotes com horários de confissão

Padre Devendra Bhuriya (Verbita);
Padre Fernando Ferreira (Dominicano);
Padre Gonçalo Abreu Rocha (Opus Dei);
Padre Lieven D’Hoker (Diocesano);
Padre Marcos Martins (Diocesano);
Padre Padreep Kumarkullu (Verbita);
Padre Rogério de Almeida (Salesiano).

Irmandades

Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Paróquia de São Nicolau

É uma associação pública de fiéis católicos com o fim de promover e intensificar o culto ao Santíssimo Sacramento e a Nossa Senhora da Caridade, fomentar a vocação cristã dos seus membros, colaborar activamente em acções de formação cristã na Paróquia e empreender obras de caridade.

Irmandade do Santíssimo Sacramento e do Senhor Jesus dos Perdões da Igreja de Santa Maria Madalena

É uma associação pública de fiéis católicos com o fim intensificar o culto ao Santíssimo Sacramento e ao Senhor Jesus dos Perdões, fomentar a vocação cristã dos seus membros, colaborar activamente em acções de formação cristã na Paróquia e empreender obras de caridade.

Irmandade do Santíssimo Sacramento, Santa Cruz e Passos da Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha

É uma associação pública de fiéis católicos com o fim intensificar o culto ao Santíssimo Sacramento, Santa Cruz e Passos e a Nossa Senhora da Conceição, fomentar a vocação cristã dos seus membros, colaborar activamente em acções de formação cristã na Paróquia e empreender obras de caridade.

Irmandade do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora da Vitória

A Irmandade do Santíssimo Sacramento de Nossa Senhora da Vitória é uma associação pública de fiéis católicos com o fim de intensificar o culto ao Santíssimo Sacramento e a Nossa Senhora da Vitória de dirigir os lares da casa de Nossa Senhora da Vitória.

Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira

A Irmandade do Santíssimo Sacramento de Nossa Senhora da Oliveira é uma associação pública de fiéis católicos com o fim intensificar o culto a Nossa Senhora da Oliveira.

Ministérios Litúrgicos

Acolhimento

O acolhimento é, hoje, um elemento fulcral da missão da Paróquia. Todos os que nos procuram devem poder sentir, na maneira como são acolhidos, o amor da Igreja por eles. Nas Missas dominicais, na Igreja de São Nicolau, tanto quanto possível, também procuraremos realizar o acolhimento a cada pessoa.

Acólitos

Cuidamos com particular atenção de que o serviço litúrgico na Santa Missa seja realizado com a qualidade que se exige. Nas Missas Dominicais em todas as Igrejas da Paróquia, há acólitos que servem na Santa Missa. Há, por Igreja,  um responsável pela escala e pela distribuição dos acólitos nos serviços que prestam na Santa Missa. Nas Missas da Féria em São Nicolau, e na forma extraordinária na Conceição Velha, há um responsável pela escala de acólitos em cada Missa.

Animador de Assembleia

Damos muita importância ao canto litúrgico na Santa Missa, à sua beleza e desempenho. Nem sempre é possível ter um coro litúrgico. O coordenador do canto litúrgico faz a escala anual e mensal dos animadores de Assembleia. Os Animadores de Assembleia, conduzem o canto nas Missas de Domingo e Dias Santificados nas Igrejas em que não há coro.

Coro Litúrgico

O coordenador do canto litúrgico faz a escala anual e mensal dos coros litúrgicos. Procuramos, pelo menos, que nas Missas das 19h15 e das 22h00 em São Nicolau, bem como nas Missas Solenes, haja, sempre que possível, coro litúrgico ou Schola Cantorum.

Leitores

Muito antes de ser uma função a desempenhar, ler na Missa é um exercício que requer dom e deve ser bem orientado e executado. Nas Missas Dominicais das Igrejas da Paróquia há um responsável por fazer a escala, o acompanhamento e a distribuição do serviço de leitorado. Nas Missas Feriais, há um responsável diário, em cada Igreja, para fazer a escala e a distribuição do serviço de leitorado.

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

Levar Jesus sacramentado aos idosos e doentes é uma missão extraordinária a ser realizada sempre com imensa piedade e devoção. O serviço exerce-se junto das pessoas que se encontram acamadas nos dois lares de Nossa Senhora da Vitória e às pessoas que estando doentes ou impossibilitadas de se deslocarem à Igreja são acompanhadas pela Paróquia e estando nas condições de poderem receber a Sagrada Comunhão.

Organistas

Na Liturgia a música e o órgão tem um papel fundamental para o louvor e glória a Deus. Nas nossas Igrejas, em todas as Missas Dominicais, ou de Festa, nas várias Igrejas da Paróquia, procura-se que o canto seja acompanhado pelo órgão. Em cada Igreja há um organista titular.

Serviços Comunitários

Igrejas de portas abertas e acolhedoras

Temos as igrejas de portas abertas e adaptámos os horários às necessidades de quem residia, trabalhava ou passava. Procuramos ter um ambiente acolhedor nas Igrejas, no silêncio, na limpeza, no arranjo de flores, nos expositores, no bom acolhimento criando, junto daqueles que nos procuram, boas disposições para o encontro com Cristo.

Igrejas que servem a comunidade

Os Fiéis Católicos estão obviamente na primeira linha do serviço dos irmãos e fazem-no, quer de forma pessoal, quer através das expressões organizadas na vida da Paróquia seja na área da Paróquia seja na ousadia de inventar novas formas de partir em missão.

Igrejas que cuidam da comunicação e da imagem

A comunicação e a imagem são hoje particularmente importantes na presença da Igreja no meio do mundo, seja nas edições físicas: cartazes, guias, guiões, desdobráveis, monografias, seja na edição digital quer no site, quer na relação deste com as várias redes sociais.

Círculo de Amigos

Contributo Paroquial ou Côngrua

A Côngrua Paroquial é a forma habitual dos paroquianos, todos os que participam na vida da Paróquia são paroquianos, contribuírem para as despesas gerais da Paróquia e para a sustentação do Clero.

Bolsas de Estudo e de Seminaristas

Um conjunto de amigos de São Nicolau contribui regularmente com uma verba mensal para se constituírem 2 tipos de bolsas de estudo: Bolsa seminarista e Bolsa residente. As Bolsas podem ser oferecidas na sua totalidade ou parcialmente.

Rede de Voluntários

Empreste o seu talento, criatividade e capacidades para fazer pulsar ainda mais, nestas suas Paróquias de São Nicolau e de Santa Maria Madalena, pode fazê-lo no exercício da caridade, no apoio à vida litúrgica, noutros serviços de bem fazer e sempre no serviço do bem comum.

Centro Social Paroquial

Missão

O Centro Social Paroquial de São Nicolau, Instituição Particular de Solidariedade Social, é uma das instituições que expressa o exercício da caridade da Paróquia de São Nicolau, procurando, através das suas respostas sociais, tornar o desafio da caridade cristã operativo na Baixa de Lisboa. A acção caritativa é um dever de toda a Paróquia: “A Igreja enquanto comunidade deve praticar o amor. (…) O amor tem necessidade de organização para um serviço comunitário ordenado.” Cada um de nós, católicos, pode colaborar de múltiplas maneiras nas formas organizadas de serviço aos irmãos.

Estatutos e Órgãos Sociais

Consulte aqui os Estatutos e aqui os Órgãos Sociais do Centro Social Paroquial de São Nicolau.

Conselho Pastoral

Natureza e objectivos

O Conselho Pastoral Paroquial de São Nicolau e Santa Madalena é um órgão constituído por fiéis católicos, com a finalidade genérica de, sob a autoridade do Pároco, acompanhar as actividades pastorais das Paróquias e propor resoluções de natureza prática promovendo a conformidade da vida e acção da Paróquia com o Santo Evangelho. Compete ao Conselho auxiliar o Pároco na condução pastoral das Paróquias, participando na elaboração dos planos, programas e acções pastorais de âmbito paroquial.

Composição, funcionamento e mandato

O Conselho Pastoral é composto por representantes das diversas áreas pastorais das Paróquias e reúne ordinariamente duas vezes por ano, e extraordinariamente sempre que o Pároco o considere conveniente. A Comissão Permanente reúne no intervalo das reuniões do Conselho Pastoral, mediante convocação do Coordenador, com prévio acordo do Pároco. O mandato dos membros do Conselho Pastoral é de dois anos, podendo ser prolongado pelo Pároco por mais um ano.

Conselho Económico

Natureza, competências e funções

O Conselho Económico Paroquial de São Nicolau e Santa Madalena é um órgão de carácter consultivo constituído por fiéis católicos, com a finalidade genérica de ajudar o pároco na administração dos bens das paróquias de tal forma que se promova a conformidade da vida e acção das paróquias com o santo Evangelho. Compete ao Conselho auxiliar o pároco na sua função de administrador dos bens paroquiais, nomeadamente: elaborar o orçamento anual; acompanhar a execução do orçamento aprovado; verificar o exercício económico anual das paróquias. Sensibilizar os fiéis sobre o dever de contribuir para as necessidades da Igreja. Dar parecer sobre actos de administração extraordinária.

Composição e funcionamento

O Conselho será composto por um número de três a sete membros providos pelo pároco, a quem pertence: convocar e presidir às reuniões; determinar os assuntos a sujeitar à apreciação do Conselho; aprovar as resoluções tomadas pelo Conselho; decidir sobre a oportunidade e a forma de tornar público os assuntos tratados no Conselho. De entre os membros do Conselho um será o Coordenador e outro o Secretário. O Conselho reunirá ordinariamente pelo menos uma vez em cada semestre, e extraordinariamente sempre que para tal seja convocado pelo pároco ou solicitado por escrito ao pároco por quatro dos membros do Conselho.

@ 2018 | Paróquia de São Nicolau.

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a newsletter da Paróquia de São Nicolau e esteja sempre a par de todas as novidades. Desde já muito obrigado!

Obrigado pela sua subscrição.