PALAVRA DE DEUS

Leitura da Sagrada Escritura

A Sagrada Escritura é o conjunto dos livros escritos por inspiração divina, nos quais Deus se revela a si mesmo e nos dá a conhecer o mistério da sua vontade. Divide-se em duas grandes secções: Antigo Testamento, que contém a revelação feita por Deus antes da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo ao mundo; Novo Testamento, que contém a revelação feita directamente por Jesus Cristo e transmitida pelos Apóstolos e outros autores sagrados.

Além da proposta de leitura continuada da Sagrada Escritura, a decorrer ao ritmo de cada católico, as Paróquias propõem, no Tempo Pascal, que se faça em comum a Leitura continuada e meditada dos Actos dos Apóstolos, desde a primitiva comunidade cristã à missão e ao testemunho universais.

As sessões realizam-se na Biblioteca às 5ªs feiras das 21h às 21h50, nos dias: 23 e 30 de Abril e nos dias 7, 14, 21 e 28 de Maio, com entrada pela Rua dos Douradores 57 e serão orientadas pelos futuros diáconos Mendo Ataíde e Tomás Castelo-Branco.

A Leitura orante da Palavra de Deus

Na sua origem, a Lectio Divina é a leitura feita da Palavra de Deus, para alimento da fé, esperança e caridade. Leva-nos a discernir a vontade de Deus, toma-nos sensíveis à Palavra, fortalece-nos para a acção e envolve-nos em todos os nossos sentidos. Este método de oração pretende levar o orante a uma maior identificação com Cristo, como diz S. Paulo: considerei tudo como lixo, para ganhar a Cristo e ser incorporado n ‘Ele (Fil 3, 9) ou: já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim (Gal 2, 20).

A Paróquia propõe que façamos em comum a Lectio divina dos Evangelhos do Advento e da Quaresma, às 5ªs feiras das 21h às 21h50, na Capela de Adoração.

Evangelhos dos Domingos de Advento:  28 de Novembro e nos dias 5, 12 e 19 de Dezembro e serão orientadas pelo Pe Mário Rui.

Evangelhos dos Domingos da Quaresma, nos dias 27 de Fevereiro, nos dias 5,12,19, 26 de Março e no dia 2 de Abril e serão orientadas pelo futuro diácono Artur Delgado.

Evangelho do Ano

Evangelista São Mateus

No próximo ano litúrgico acompanha-nos o Evangelista São Mateus. A paróquia fará a apresentação do Evangelho de São Mateus, plano, estilo, autor e teologia nas 5ªs feiras das 21h às 21h50, na Biblioteca, nos dias 7, 14 e 21 de Novembro e serão orientadas pelo Pe. Adelino Prata.