Ordem

A Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Jesus aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos; é portanto, o sacramento do ministério apostólico. E compreende três graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconato.” (CIC, 1536)

Ordenações para a Diocese de Lisboa

Todos os anos, no Primeiro Domingo de Advento, o Senhor Cardeal Patriarca ordena para serviram como diáconos a Diocese de Lisboa aqueles que o Seminário Maior lhes apresenta para a ordem de Diácono.

O mesmo acontece no Domingo mais próximo de 29 de Junho (Dia de São Pedro e São Paulo) o Senhor Patriarca ordena para serviram como sacerdotes aqueles que o Seminário Maior lhe apresenta para receberem a Ordem de Presbítero.

Seminaristas da Paróquia

Em 2018, são quinze os seminaristas que, tendo feito parte do seu percurso de fé na Paróquia de São Nicolau, se encontram a receber formação para servirem a Igreja como sacerdotes. Com proveniências diversas, estes seminaristas encontram-se no Seminário dos Olivais, para servir como sacerdotes o Patriarcado de Lisboa, ou noutras realidades eclesiais: na experiência formativa em Navarra, na Ordem Beneditina em Singeverga, no Instituto de Cristo Rei e na Fraternidade de São Pedro, em percursos de formação que culminarão, assim pedimos ao Senhor, na ordenação sacerdotal.

Discernimento Vocacional

Os sacerdotes da Paróquia acompanham, pela direcção espiritual e por um cuidado discernimento vocacional, neste ano de 2018/19, outros jovens que com seriedade, na oração e no estudo, se interrogam sobre a sua vocação e, em liberdade, se dispõem a escutar a voz do Senhor: “Segue-Me”.

Oração pelas Vocações

O “segredo” das vocações é muito simples, descobre-se no cumprimento do mandato do Mestre: “Pedi ao dono da seara que mande mais trabalhadores para a Sua seara”.

Na nossa Paróquia queremos cumprir, ainda mais, este mandato. Por isso, pedimos a todos os paroquianos que nos acompanhem na oração, agradecendo o dom das vocações concedidas, pedindo a graça de os sacerdotes e seminaristas as viverem na fidelidade e suplicando ao Senhor que:

• Abra o coração de muitos mais jovens da nossa Paróquia para, vivendo santamente, fazerem das suas vidas um Sim a Deus;
  • Suscite no coração de muitos mais jovens da nossa Paróquia o Seu apelo para que O sigam na diversidade de vocações e carismas, na vida contemplativa ou na vida activa;
  • Chame muitos mais jovens da nossa Paróquia ao Sacerdócio, para que estejam com Ele, aprendam d’Ele e por Ele sejam enviados a servir santamente a Igreja na nossa querida Diocese de Lisboa.

@ 2018 | Paróquia de São Nicolau.

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a newsletter da Paróquia de São Nicolau e esteja sempre a par de todas as novidades. Desde já muito obrigado!

Obrigado pela sua subscrição.