Oração com o irmão David, da comunidade de Taizé

No passado dia 18 de outubro, a Igreja de São Nicolau encheu-se durante a habitual oração com cânticos de Taizé

Na Baixa pombalina de Lisboa, todas as sextas-feiras, depois da missa das 19h15, a igreja de São Nicolau reza ao som dos cânticos de Taizé. Foi há 15 anos que tudo começou, durante a preparação do encontro de jovens que a comunidade de Taizé organiza anualmente por ocasião do Ano Novo. Em 2004/2005 a capital portuguesa foi o palco de mais uma etapa da Peregrinação de Confiança, nome pelo qual é conhecido este encontro que atrai dezenas de milhar de jovens de toda a Europa. São Nicolau era o local onde decorriam as orações diárias durante os meses de preparação.

Depois deste encontro, um grupo de jovens responsável pelo acolhimento aos peregrinos nas paróquias do centro da cidade, decidiu dar continuidade à oração comunitária ao estilo de Taizé. Criou-se assim uma oração semanal onde se procura ser fiel ao estilo e à espiritualidade da comunidade monástica e ecuménica de Taizé, em França. A oração é pautada pela simplicidade, pelo cuidado com a beleza da liturgia, pela meditação dos textos, bem como pelos cânticos curtos e contemplativos que expressam textos de origem bíblica ou de autores místicos. Um longo momento de silêncio é o espaço que ajuda a fazer ressoar a leitura bíblica na vida de cada um. E a oração termina com a adoração à volta da cruz, uma herança das tradições cristãs do Oriente.

A comunidade de Taizé envia os seus irmãos “em missão” a vários países, de modo a visitarem e conhecerem de perto as realidades dos seus peregrinos. Entre a sua passagem por vários pontos de Portugal, o irmão David, de origem portuguesa, quis juntar-se à oração em São Nicolau no passado dia 18 de outubro. A igreja parecia pequena para todos os que quiseram vir rezar com ele. Antes do início da oração o irmão David agradeceu a hospitalidade da paróquia e a perseverança do grupo que prepara as orações e disse umas breves palavras a propósito das Bem-aventuranças, texto evangélico que foi escolhido para o tempo de oração.

Depois de concluída a oração em volta da cruz, o irmão quis encontrar-se com um grupo mais pequeno de pessoas que costumam vir com regularidade a estas orações em São Nicolau. O encontro decorreu noutro espaço da igreja, onde cada um se apresentou, falou sobre o que o trazia a este espaço de oração comunitária. O irmão David deixou ainda uma palavra de encorajamento e gratidão e mencionou também a participação da comunidade nas próximas Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa, que contará certamente com a ajuda do grupo que prepara as orações com cânticos de Taizé em São Nicolau.

PARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO