NOTA PASTORAL E INFORMATIVA AOS PAROQUIANOS DE SÃO NICOLAU E DE SANTA MARIA MADALENA

“O Senhor é meu pastor: nada me falta, Ele reconforta a minha alma. Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos, não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo” (Sl 22).

A missão da Igreja é levar Cristo a todos aqueles que procuram em Deus o caminho para as suas vidas. De um modo mais afirmado, nos momentos de solidão, sofrimento e angústia, a Igreja, movida pelos Espírito Santo e pela acção dos Sacramentos, tem o poder de consolar e fortalecer todos os que encontram em Jesus o bálsamo para o momento que vivem.

A promessa do Senhor de que estará connosco sempre que o invocarmos na oração, como nos lembra o nosso Patriarca na sua última carta dirigida aos diocesanos, é a razão da nossa esperança nestes tempos atribulados de Pandemia.

Só Ele pode reconfortar a nossa alma, enquanto atravessamos juntos este “vale de lágrimas”. Nós, os cristãos, não tememos nenhum mal, porque sabemos que Ele está connosco até ao fim dos tempos.

Para garantir esta presença e proximidade do Senhor aos que O procuram, a Igreja de São Nicolau permanecerá aberta, com o Santíssimo Sacramento exposto, de Segunda a Sábado das 8h00 às 22h00 e ao Domingo das 10h00 às 22h (encerrando apenas para a Missa das 12h30).

Para aqueles que em suas casas procuram a oração e a meditação em família, celebra-se a Santa Missa em São Nicolau às 12.30h e às 22h00 transmitidas online na nossa página de Facebook: www.facebook.com/paroquiadesaonicolau e na nossa página de Youtube: www.bit.ly/youtube_paroquiasaonicolau, antecedidas por uma hora de adoração ao Santíssimo, também online, iniciada com a oração do terço às 11h30 e às 21h00.

As confissões, enquanto a situação o possibilitar, mantém-se nos confessionários exteriores, nos horários habituais e a pedido do penitente, respeitando também as normas sanitárias vigentes.

Em algum caso de gravidade ou urgência, para que os fiéis saibam que o Senhor não os abandona nunca, podem os residentes na área da paróquia pedir a visita do sacerdote para administração do sacramento da Unção dos Doentes ou para a confissão, segundo a gravidade manifesta e com as devidas precauções já mencionadas.

“O Senhor é meu pastor, nada me falta. Ele reconforta a minha alma.”

É esta a Missão da Igreja à qual a paróquia de São Nicolau, nestes tempos difíceis, compromete os seus esforços e colocará todo o seu empenho, por amor a Cristo, ao serviço dos seus fiéis.

Unidos, por isso, na oração uns pelos outros, “não temeremos nenhum mal, porque Ele está connosco”.

Padre Mário Rui Leal Pedras
18 de Março de 2020