Ministérios Litúrgicos

O acolhimento é, hoje, um elemento fulcral da missão da Paróquia. Todos os que nos procuram devem poder sentir, na maneira como são acolhidos, o amor da Igreja por eles. Nas Missas dominicais, na Igreja de São Nicolau, tanto quanto possível, procurar-se-á mobilizar voluntários para o acolhimento de cada pessoa e condução da Assembleia.

A Eucaristia é a fonte e o ápice do vínculo de amizade com o Senhor. Na Santa Missa acontece sempre algo de grandioso: a presença e proximidade do Deus vivo. O ministério de acólito – exercido em atitude recolhida, em profunda devoção que parte do coração e se exprime nos gestos, no canto, nas respostas – concorre para a beleza da Liturgia e é um eloquente testemunho junto de cada fiel. Desejamos por isso, logo que seja possível, que este belíssimo serviço dos acólitos se estenda, também, a todas as Missas da Féria.

A música teve sempre um lugar central na liturgia cristã. Tal como o silêncio, a música possibilita entrar em sintonia com a beleza de Deus, e descobrir, contemplar e adorar a Sua presença real na Santa Missa. Cantamos na Santa Missa porque queremos ter tempo para Deus. Eis a razão porque damos tanta importância ao desempenho e à beleza do canto na Liturgia Eucarística garantindo em todas as Missas Dominicais e de Festa, quando não é possível uma Schola Cantorum, que haja um animador do canto, conduzindo a Assembleia cristã.

A música sagrada tem um permanente significado para a fé em toda a Igreja. Não se poderá executar sempre, nem em todas as igrejas. Mas não deve desaparecer da liturgia, em particular nas suas grandes solenidades. Em São Nicolau procuramos que nas Missas de Domingo, 11h, (F Extr), 19h15 e 22h, ou nas Festas e Solenidades Litúrgicas, sejam acompanhadas por algum dos Coros Litúrgicos ou das Scholas Cantorum que colaboram com a Paróquia.

Muito antes de ser uma função a desempenhar, ler na Santa Missa é uma honra e é um exercício que requer dom e deve ser bem executado. Dada a mobilidade dos fiéis, a Paróquia precisa de mais e bons leitores. Em cada Missa Dominical ou Ferial nas Igrejas da Paróquia há um responsável por fazer a escala e o acompanhamento do serviço de leitorado.

Levar Jesus sacramentado aos idosos e doentes é uma missão extraordinária a ser realizada sempre com imensa piedade e devoção. O serviço exerce-se junto das pessoas que se encontram acamadas nos dois lares de Nossa Senhora da Vitória e às pessoas que estando doentes ou impossibilitadas de se deslocarem à Igreja são acompanhadas pela Paróquia e estando nas condições de poderem receber a Sagrada Comunhão.

Na Liturgia a música e o órgão tem um papel fundamental para o louvor e glória a Deus. Nas nossas Igrejas, em todas as Missas Dominicais, ou de Festa, nas várias Igrejas da Paróquia, procura-se que o canto seja acompanhado pelo órgão. Em cada Igreja há um organista titular.