Matrimónio

O pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole, entre os baptizados foi elevado por Cristo Nosso Senhor à dignidade de sacramento” (CIC, 1601)

Preparar

Em que Igrejas o Matrimónio se pode celebrar?
O Sacramento do Matrimónio celebra-se na Igreja Paroquial ou Capela, escolhida pelos noivos,

Como fazer a pré-marcação na Igreja onde quer celebrar o Matrimónio?
Caso seja numa das nossas igrejas, deve contactar, para a pré-marcação do Sacramento do Matrimónio, o Cartório da Igreja de São Nicolau. As pré-marcações podem ser feitas até um ano antes do matrimónio e precisam de serem confirmadas até 3 meses antes da data, caso a confirmação não seja feita a pré-marcação fica anulada automaticamente. As pré-marcações aceitam-se nos seguintes períodos:

Igreja de São Nicolau
Sábado, das 10h00 às 11h00 e das 14h30 às 15h30;
Domingo, das 13h30 às 17h00.

Igreja de Santa Maria Madalena
Sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h00
Domingo, das 15h00 às 17h00, excepto no último Domingo do mês.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Sábado, das 10h00 às 13h00 e das 15h30 às 17h00
Domingo, das 15h30 às 17h00.

Onde decorre o Processo preparatório do Matrimónio?
O processo para o Matrimónio faz-se habitualmente na Paróquia da Residência da noiva e deve iniciar-se, com tempo suficiente de antecedência, cerca de seis meses.
Quando o processo decorre nas nossas Paróquias deve iniciar-se no cartório paroquial, pelo menos com três meses antes da data pretendida.

Quais são os documentos necessários para o processo canónico?
Se o processo vai decorrer nas nossas Paróquias ou se o Matrimónio é celebrado nas nossas Paróquias, os noivos devem enviar o formulário on line ou enviá-lo para cartorio@paroquiasaonicolau.pt.
São necessários entregar os seguintes documentos complementares na Paróquia onde se realiza o processo canónico de preparação para o Matrimónio: Cópia dos Bilhetes de identidade (Cartão de Cidadão) dos noivos e de duas testemunhas, certidão de Baptismo dos noivos e certidão de estado livre.

Quem trata do Processo civil?
O certificado civil para casamento católico, deve ser pedido pelos noivos numa conservatória de registo civil. O certificado civil tem apenas três meses de validade.

Que últimos passos os noivos devem dar?
Entregar, duas semanas antas da data do matrimónio, na Igreja onde se celebra o Matrimónio:

• o Certificado matrimonial de Nada Obsta emitido pelo Patriarcado,
  • o Certificado Civil para Casamento Católico,
  • o certificado de participação no CPM.

Acompanhar

Encontro com os Noivos
Além de tratarem do processo canónico e do pedirem o certificado civil, os noivos terão ainda um conjunto de encontros de preparação de âmbito doutrinal e litúrgico em ordem à celebração do Matrimónio. Recomenda-se aos noivos que intensifiquem espiritualmente o tempo último de noivado, aprofundando a sua fé, celebrando os sacramentos, vivendo em estado de graça de forma a prepararem a recepção do Sacramento do Matrimónio,

Curso de Preparação Matrimonial
Recomenda-se que os noivos se inscrevam atempadamente e participem num dos Cursos de Preparação Matrimonial – CPM (clique aqui para saber mais informações), de preferência dois a três meses antes do matrimónio.

Celebrar

Preparação espiritual
Investirem no tempo pessoal e comum na relação com Deus, na oração, numa recolecção ou retiro e confessarem-se uns dias antes do Matrimónio para estarem em estado de graça na celebração do Sacramento do Matrimónio.

Ritual do Matrimónio
Missalete.

@ 2018 | Paróquia de São Nicolau.

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a newsletter da Paróquia de São Nicolau e esteja sempre a par de todas as novidades. Desde já muito obrigado!

Obrigado pela sua subscrição.