No passado dia 18 de Dezembro, celebrou-se a Festa de Nossa Senhora da Atalaia ou das Alfândegas na Igreja da Conceição Velha. Esta imagem de pequenas dimensões é proveniente da antiga Capela da Alfândega Grande de Lisboa e está associada ao compromisso da Irmandade da Alfândega de Lisboa em 1507, de ir em círio, procissão fluvial ao outro lado do Tejo, implorar e agradecer a protecção de Nossa Senhora da Atalaia na antiga Aldeia Galega do Ribatejo, hoje Montijo. Em 1835, a imagem da Virgem foi entregue a esta Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha e onde se venera desde essa data.

Photo by © Roberto Gil

PARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO