Crisma

“Com o Baptismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos «sacramentos da iniciação cristã», cuja unidade deve ser salvaguardada. Por isso, é preciso explicar aos fiéis que a recepção deste sacramento é necessária para a plenitude da graça baptismal. Com efeito, os baptizados «pelo sacramento da Confirmação são mais perfeitamente vinculados à Igreja, enriquecidos com uma força especial do Espírito Santo e deste modo ficam mais estritamente obrigados a difundir e a defender a fé por palavras e obras, como verdadeiras testemunhas de Cristo.» (CIC 1285)

«Bem cedo, para melhor significar o dom do Espírito Santo, se acrescentou à imposição das mãos uma unção com óleo perfumado (Crisma). Esta unção ilustra o nome de “cristão”, que significa “ungido”, e que vai buscar a sua origem ao próprio nome de Cristo, aquele que “Deus ungiu com o Espírito Santo”(Act 10,38). E este rito da unção mantém-se até aos nossos dias, tanto no Oriente como no Ocidente. (…) No Ocidente, o nome de Confirmação sugere que este sacramento confirma o Baptismo e, ao mesmo tempo, consolida a graça baptismal.» (CIC 1289)

Preparar

Em que Igreja e em que período se celebra
O Crisma celebra-se, todos os anos, em Missa presidida por um Bispo, nas nossas Paróquias na Igreja de São Nicolau, em princípio num Sábado, na última quinzena do mês de Junho.

Quais são os documentos necessários do Crismando a entregar na nossa Paróquia
Preencher o formulário de inscrição para o Crisma online ou enviá-lo para cartorio@paroquiasaonicolau.pt. até 15 de Abril de cada ano e enviar ou entregar no acolhimento de São Nicolau o seu certificado de Baptismo.

Padrinho ou madrinha
O padrinho ou a madrinha deve ser diferente dos pais e do cônjuge e se possível deve escolher-se, de preferência, quem desempenhou essa função no baptismo. Para alguém poder ser padrinho/madrinha requer-se que: possua aptidão e intenção de desempenhar este múnus, tenha completado dezasseis anos de idade, seja católico, confirmado e já tenha recebido a santíssima Eucaristia, se casado tenha celebrado o sacramento do matrimónio; não seja pai ou mãs do crismado. O padrinho deve apresentar a sua certidão de baptismo.

Condições para se ser admitido à recepção do Crisma
Admitem-se à celebração do sacramento do Crisma os adolescentes ou Jovens, em princípio com mais de 14 anos, e Adultos, que sejam baptizados, levem uma vida consentânea com a fé católica e estejam nas condições canónicas para receber o Sacramento.

Encontros de formação
Os crismandos são convidados a participar nas seis reuniões de preparação que se desenrolam na última quinzena de Abril e nos meses de Maio de Junho de cada ano. Salvo qualquer mudança previamente anunciada as reuniões acontecem às Segundas-feiras das 21h15 às 22h30, na biblioteca da Igreja de São Nicolau.

Celebrar

Os Crismandos e o seu padrinho ou madrinha são convidados a fazer uma preparação espiritual cuidada para participarem dignamente na celebração do Sacramento do Crisma, seja pelas reuniões, seja pela confissão, seja por algum exercício espiritual, retiro, recolecção…

A celebração do Crisma realiza-se no Sábado, dia 22 de Junho de 2019, na Missa das 19h00, na Igreja de São Nicolau.

@ 2018 | Paróquia de São Nicolau.

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a newsletter da Paróquia de São Nicolau e esteja sempre a par de todas as novidades. Desde já muito obrigado!

Obrigado pela sua subscrição.