☎ +351 218 879 549 ✉ geral@paroquiasaonicolau.pt 🕐 Dom: 10:00 - 23:30 🕐 Seg - Sáb: 8:00 - 23:00

CRESCER NA FÉ

Catequese

A catequese de infância e adolescência organiza-se na Paróquia em função das inscrições que se façam, durante o início de cada ano pastoral.

Em princípio as sessões de catequese realizam-se em São Nicolau, ao Sábado a seguir à Missa das 17h00 ou ao Domingo a seguir à Missa das 11h00.

Pode inscrever a criança ou adolescente online, enviando para acolhimento@paroquiasaonicolau.pt. a ficha de inscrição ou entregando-a no acolhimento da Paróquia de São Nicolau.

Muitos jovens encontram-se em grupos variados, desde formação temática, vida litúrgica, acção caritativa, círculos do Opus Dei, entre outros. Informações no acolhimento da Paróquia ou através do e-mail acolhimento@paroquiasaonicolau.pt.

As reuniões de preparação para o Crisma desenrolam-se às Segundas-feiras, nos dias 20 e 27 e Maio; 3,17 e 24 de Junho; 1 de Julho de 2019, das 21h15 às 22h30, na Biblioteca da Igreja de São Nicolau.

Admitem-se à celebração do sacramento do Crisma os Jovens e Adultos, católicos, que façam a respectiva preparação e que estejam nas condições canónicas para receber o Sacramento.

Saiba mais > 

A preparação dos catecúmenos em ordem à recepção dos sacramentos de iniciação cristã faz-se no decurso do ano e as inscrições podem fazer-se em qualquer altura do ano. O acompanhamento faz-se em grupo ou individualmente de forma a que cada catecúmeno seja devidamente preparado e faça a experiência do encontro com Cristo, na Igreja. Em princípio as sessões de formação realizam-se nas primeiras e terceiras Quintas-feiras de cada mês, das 19h00 às 20h00 ou nos segundos e quartos Sábados de cada mês, das 18h00 às 19h00. Utiliza-se como instrumento de trabalho o Catecismo da Igreja Católica.

Os candidatos farão os passos indicados no Ritual de Iniciação Cristã. A inscrição faz-se online, sendo também possível enviar a ficha de inscrição para cartorio@paroquiasaonicolau.pt, ou entregá-la no acolhimento da Paróquia de São Nicolau.

Formação de Adultos

Admitem-se para a formação cristã de adultos os católicos, que queiram fazer uma experiência de aprofundamento da fé, de seguimento e testemunho do Senhor e de amor à Igreja. O conjunto da formação orienta-se pelo Catecismo da Igreja Católica e faz-se em quatro ciclos:

  • A Profissão de Fé;
  • A Celebração do Mistério Cristão;
  • A Vida em Cristo;
  • A Oração Cristã.

A formação faz-se entre Outubro e Março, com duas reuniões por mês, nas primeiras e terceiras Quintas-feiras de cada mês das 21h15 às 22h30. A inscrição faz-se online, sendo também possível enviar a ficha de inscrição para cartorio@paroquiasaonicolau.pt, ou entregá-la no acolhimento da Paróquia de São Nicolau.

O Curso de Doutrina Cristã destina-se a católicos que queiram aprofundar os conteúdos da sua fé. O curso segue o Catecismo da Igreja Católica. A formação faz-se entre Janeiro e Março, em 10 sessões ainda a marcar. A inscrição faz-se online, sendo também possível enviar a ficha de inscrição para cartorio@paroquiasaonicolau.pt, ou entregá-la no acolhimento da Paróquia de São Nicolau.

Família

Valorizar a preparação dos Pais e Padrinhos de Baptismo. Propor-lhes uma catequese mais sistematizada sobre o lugar da família na vida da Igreja. Assinalar junto de cada família a data aniversaria da criança baptizada.

Valorizar a preparação dos Noivos para o Matrimónio. Propor-lhes uma catequese mais sistematizada sobre o lugar da família na vida da Igreja. Assinalar junto dos cônjuges a data aniversaria do Matrimónio.

Valorizar o acompanhamento das famílias recentemente constituídas, seja na bênção da casa, nos nascimentos dos filhos, nas visitas à família, nos convites à participação na vida da Igreja, em ordem a um acompanhamento espiritual mais fecundo na vida cristã do casal.

Acompanhar as diversas situações de casais e que se reúnem para actividades ou em equipas que se vão constituindo, providenciando uma cuidada assistência espiritual e religiosa.

Vida Espiritual

O Padre Mário Rui Leal Pedras, Pároco de São Nicolau, recebe habitualmente às Segundas-feiras à tarde. O atendimento deve marcar-se previamente no Acolhimento da Igreja Paroquial de São Nicolau (link para os horários do acolhimento, no menu da homepage), ou através do e-mail: acolhimento@paroquiasaonicolau.pt; ou dos números de telefone 218 879 549 e 913 628 720.

A Igreja recomenda a prática da direção espiritual, não só aos que desejem seguir Cristo de perto, mas a todo cristão que quer viver com responsabilidade o seu próprio Baptismo, isto é, a vida nova em Cristo.

  • Segunda-feira, Padre Mário Rui Pedras, 15h30-18h30
  • Terça-feira, Padre Henrique Mutali, 15h30-18h30
  • Quarta-feira, Padre Adelino Prata, 15h30-18h30
  • Quinta-feira, Padre Hugo Santos, 09h00-12h00
  • Sexta-feira, Padre João Baptista, 09h00-12h00

Se desejar ser recebido por um sacerdote, faça a sua marcação prévia no acolhimento de São Nicolau; ou através do e-mail acolhimento@paroquiasaonicolau.pt; ou dos números de telefone 218 879 549 e 913 628 720.

As recolecções realizam-se no interior da Igreja de São Nicolau, diante do Santíssimo Sacramento, são orientadas pelo Pároco, Padre Mário Rui Leal Pedras e destinam-se a todos os cristãos que nelas queiram participar.

As recolecções realizam-se entre as 10h00 e as 18h00, nos dias 15 de Dezembro, 9 de Março e 25 de Maio, Sábados.

Seguem sempre o seguinte programa:

  • 10h00 – Oração;
  • 10h30 – Primeira meditação;
  • 11h30 – Segunda meditação;
  • 12h30 – Missa de Sábado;
  • 15h00 – Terceira meditação;
  • 16h00 – Quarta meditação;
  • 17h00 – Missa Vespertina de Domingo

Para Rapazes
No fim de semana antes de se iniciar a Quaresma, a proposta de retiro, em silêncio, para rapazes, de 1 de Março (Sexta-feira, ao jantar) a 4 de Março (até à tarde). As inscrições estão condicionadas ao limite de participantes existente. O Retiro tem como tema “Vocação e Vocações” e será orientado pelo Pe. Mário Rui.

Para Noivos
Nos dias 5 a 7 de Abril realiza-se um retiro para noivos, onde se aprofundará a espiritualidade da vida matrimonial, quer no caminho pessoal de cada um, quer no itinerário proposto pela vida cristã em família. Será um tempo de oração e de reflexão pessoal e em casal. As inscrições estão condicionadas ao limite de participantes existente. Orientado pelo Pe. Hugo Santos.

Tempos de preparação espiritual
Na Quaresma, como preparação espiritual para as celebrações da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, realizam-se dois fins-de-semana orientados para a oração e aprofundamento do Mistério Pascal, orientados pelo Pe. Hugo Santos. As inscrições estão condicionadas ao limite de participantes existente.
– Para Rapazes: o primeiro, destina-se a rapazes, será nos dias 22 a 24 de Março.
– Para Raparigas: o segundo destina-se a raparigas será nos dias 29 a 31 de Março.

A Fátima

  • Peregrinação a pé de Casais a Fátima, 18 a 21 de Outubro de 2018, de Quinta-feira a Domingo, acompanhados pelo Padre Hugo Santos
  • Peregrinação a pé de Jovens a Fátima, 25 a 28 de Abril, de Quinta a Domingo, acompanhados pelo Padre Hugo Santos
  • Peregrinação de autocarro de grupos paroquiais, ao Santuário de Fátima no Sábado, dia 22 de Setembro de 2018 e no Sábado, dia 2 de Junho de 2019
  • Peregrinação de autocarro da Comunidade Angolana ao Santuário de Fátima no Sábado, dia 3 de Agosto de 2019

A Santiago de Compostela

  • Peregrinação de jovens a Santiago de Compostela, de 22 a 24 de Abril, acompanhada por um sacerdote de São Nicolau

A Cássia

  • Peregrinação ao Santuário de Santa Rita em Cássia, de 1 a 5 de Maio de 2019, acompanhada por um sacerdote de São Nicolau. Inscrições abertas a partir de Janeiro de 2019.
Testemunhar a Fé

Conversa temática a realizar em cada trimestre no Salão João Paulo II da Igreja de São Nicolau. Inicia-se às 19h15 com Missa e às 20h00 com jantar. Com organização da Irmandade de São Nicolau.

2º Trimestre: dia 11de Março, Segunda-feira, o tema será a “Santa Missa. Reflexões no ano da Liturgia”, orientado pelo Pe. Hugo Santos.

3º Trimestre: dia 6 de Maio, Segunda-feira, com tema a designar.

Conversa temática a realizar em cada trimestre na Sacristia da Igreja da Conceição Velha. Inicia-se às 21h30. Com organização da Irmandade da Conceição Velha

2º Trimestre: 10 de Abril, Quarta-feira, com tema a designar.

3º Trimestre: 5 de Junho, Quarta-feira, com tema a designar.

Ciclo de conferências temáticas realizadas pelo Pe. Hugo Santos, durante a Quaresma de 2019, na Igreja da Conceição Velha. Acontecerá às Segundas-feiras, com início às 21h15.

Versará sobre o tempo litúrgico da Quaresma e da Páscoa onde se desenvolverá o tema numa perspectiva histórica, litúrgica e espiritual.

18 de Março, segunda feira, 21h15 – Quaresma

25 de Março, segunda feira, 21.15 – Triduo Pascal

1 de Abril, segunda feira, 21.15 – Tempo Pascal

8 de Abril, segunda feira, 21.15 – Ascensão e Pentecostes

O Campo Missionário realiza-se numa Paróquia da Diocese de Lisboa de 11 a 18 de Março, destina-se a rapazes e raparigas com mais de 18 anos. As inscrições estão condicionadas ao limite de participantes existente.

Campo de férias católico para jovens entre os 16 e os 24 anos a realizar-se entre os dias 27 de Julho e 3 de Agosto de 2019. A formação doutrinal e espiritual bem como as actividades que desenvolvam as virtudes humanas, no ambiente lúdico de actividades de verão, serão o objectivo a propor a todos os participantes.

Vocação e Vocações

Somos Santos por vocação: “Sereis santos, porque Eu o senhor, sou Santo.” Isto não é um convite a entrar num lugar de santidade a que só tivessem acesso os melhores: isto é uma vocação universal. Santo Agostinho recorda-no-lo: não são chamados porque sejam santos, ainda que o sejam potencialmente, mas são santos porque são chamados. A santidade é um dom. O mais essencial consiste no gesto divino que toma gratuitamente a criatura débil e pecadora e a põe em comunhão vital com o Santo Filho de Deus feito homem. Cada dom traz-nos uma tarefa.

Do ponto de vista da santidade como dom, não existe diferença nenhuma entre um recém-baptizado e um grande místico. O dom torna-se assim tarefa, torna-se programa objectivo na vida de cada cristão.  Torna-te Santo: responde à vontade de Deus sobre ti, na sua concreta, única e irrepetível determinação. A Igreja é o templo santo de Deus a vida inteira de cada cristão é a oferenda mais preciosa que podes fazer a Deus.

É extraordinária a vocação cristã. Ela nasce do amor de Deus. É uma aventura fascinante: a confissão da verdadeira fé escancara as mentes e os corações ao mistério de Deus, alarga a existência às dimensões do seguimento de Cristo e no amor à sua Igreja, e faz-nos pela acção do seu Espírito suas testemunhas qualificadas e construtores da civilização do amor. O mundo precisa dos cristãos que percorram o caminho da santidade. E é na Igreja chamada à santidade que brota o chamamento a uma vocação de consagração.  É urgente que escutes com atenção o convite que Deus te faz.  O mundo precisa de homens e de mulheres que se consagrem totalmente a Deus e O sirvam na Santa Igreja. São diversos os caminhos de consagração, seja na vida monástica, contemplativa, vida activa no meio do mundo, nas missões … são tantos os caminhos. Como calar a beleza de cada vocação consagrada, que radica na vocação mais geral de todos os baptizados à santidade e se expressa na dádiva da própria vida no seguimento radical de Cristo. Sim, Cristo continua ontem como hoje a chamar … Sim, Cristo pode e quer precisar de ti, para seres testemunha do Seu Amor no mundo.

 E como calar a certeza de que Cristo continua hoje a chamar homens, que como os Apóstolos, abandonando todas as outras tarefas, se dediquem totalmente à celebração dos santos mistérios, à pregação do Evangelho e ao ministério de pastor. A multiplicidade de vocações, dom precioso de Deus à sua Igreja, coloca em evidência a excelência própria e a dimensão absolutamente insubstituível da vocação sacerdotal. Por isso, com as palavras de João Paulo II, quero pedir-vos: abri de par em par o vosso coração a Cristo, escancarai as portas do vosso coração ao Senhor e diante do seu chamamento a uma vocação ao sacerdócio ousai também dizer-Lhe com total confiança: eis-me aqui, Senhor.

Close Menu