☎ +351 218 879 549 ✉ geral@paroquiasaonicolau.pt 🕐 Dom: 10:00 - 23:30 🕐 Seg - Sáb: 8:00 - 23:00

CRESCER NA FÉ

Catequese e formação

Sessões de catequese
Realizam-se em São Nicolau, ao Sábado às 16h ou às 18h; ao Domingo a seguir à Missa às 10h ou às 12h. Inscrições no início de Setembro. Início ca Catequese no Sábado 29 de Outubro.

As actividades com os Escuteiros, Lobitos, realizam-se no 1º Domingo de cada mês. Na Biblioteca e com a participação na Missa das 12h30.

Para Rapazes
TPC
Reunião semanal às 4ªs feiras, das 20h às 23h, com jantar no Salão João Paulo II em São Nicolau, reunião e serão no terraço ou no envidraçado.

Residentes em SN
Reunião semanal às 5ªs feiras, Jantar às 20h, Reunião às 20h45, Missa às 22h, Terço ou Adoração às 22h45. Na Primeira 5ª feira do mês: 21h Terço, 22h Missa, 22h45 Adoração.

Escuteiros da Europa
As actividades com os Escuteiros, exploradores, realizam-se no 1º Domingo de cada mês. a Biblioteca e com a participação na Missa das 12h30.

Para Raparigas
Mulheres do Evangelho
Reunião quinzenal às 5ªs feiras, das 20h às 23h, jantar no Salão João Paulo II em São Nicolau, e continuação da reunião no salão.

Encontros de preparação parta o Crisma, nos dias 3,11,18 e 25 de Maio e nos dias 1 e 15 de Junho, às 2ªs feiras, das 21h15 às 22h30 na Biblioteca de São Nicolau.

Sessões de formação realizam-se nas primeiras e terceiras Quintas-feiras de cada mês, das 19h00 às 20h00 ou nos segundos e quartos Sábados de cada mês, das 18h00 às 19h00. Inscrições no acolhimento da Paróquia.

Formação de Adultos

O Curso de Doutrina Cristã, a partir do Catecismo da Igreja Católica, destina-se a católicos que queiram aprofundar os conteúdos da sua fé. Serão 10 sessões a realizarem-se na primeira 2ª feira de cada mês com início em 7 de Outubro e termo em 6 de Julho, às 21h15, na Biblioteca de São Nicolau.

Família

O magistério da Igreja chama-nos a reconhecer a família como igreja doméstica. Nela, o amor entre marido e mulher, abençoado e confirmado pelo santo matrimónio, transforma-se num compromisso.

Um compromisso de respeito mútuo, e de doação total um ao outro.

Um compromisso com Deus, que leva ambos a procurar a santidade e a lutar por ela.

Um compromisso com a educação dos filhos, transmitindo-lhes não apenas conhecimentos e competências intelectuais, mas também os sólidos princípios da Fé, a confiança irradiante da Esperança e a disposição altruísta da Caridade.

Um compromisso, enfim, com a Igreja, marcado por um sentido de pertença eclesial e pelo desejo de ser testemunha de Cristo no mundo contemporâneo.

A preparação dos Pais e Padrinhos de Baptismo, far-se-á em 2 reuniões com o sacerdote: nas 1ªs e 3ªs quartas-feiras das 18h30 às 20h.

A preparação dos Noivos para o Matrimónio, far-se-á em 3 reuniões pelo sacerdote que preside ao Matrimónio.
Sugere-se que participem num dos três Encontros de Noivos em preparação para o Matrimónio. Os encontros iniciam-se ao Sábado de manhã até ao Domingo à tarde. Local: Quinta do Santo Espírito.
1º trimestre: 23 e 24 e Novembro; 2º trimestre: 25 e 26 de Janeiro; 3º Trimestre:25 e 26 de Abril. A ficha de inscrição deve ser enviada para o acolhimento da Paróquia até 15 dias antes da data do curso. Haverá uma apresentação e um diálogo prévio com cada casal inscrito, realizado pelo Pe. Hugo.

Valorizar o acompanhamento das famílias recentemente constituídas, seja na bênção da casa, nos nascimentos dos filhos, nas visitas à família, nos convites à participação na vida da Igreja, em ordem a um acompanhamento espiritual mais fecundo na vida cristã do casal.

Acompanhar as diversas situações de casais e que se reúnem para actividades ou em equipas que se vão constituindo, providenciando uma cuidada assistência espiritual e religiosa.

Vida Espiritual

O Padre Mário Rui, recebe habitualmente às 4ªs feiras-feiras de manhã.

A Igreja recomenda a prática da direção espiritual, não só aos que desejem seguir Cristo de perto, mas a todo cristão que quer viver com responsabilidade o seu próprio Baptismo, isto é, a vida nova em Cristo.

• Segunda-feira, Padre Mário Rui Pedras, 15h30-18h30
• Terça-feira, Padre Henrique Mutali, 15h30-18h30
• Quarta-feira, Padre Adelino Prata, 15h30-18h30
• Quinta-feira, Padre Hugo Santos, 09h00-12h00
• Sexta-feira, Padre João Baptista, 09h00-12h00

Se desejar ser recebido por um sacerdote, faça a sua marcação prévia no acolhimento de São Nicolau; ou através do e-mail acolhimento@paroquiasaonicolau.pt; ou dos números de telefone 218 879 549 e 913 628 720.

As recolecções abertas realizam-se na Igreja de São Nicolau, no Advento e Quaresma.
Sábados 14 de Dezembro e 14 de Março, entre as 10h00 e as 18h00. Com o seguinte programa: 10h00, oração; 10h30, primeira meditação; 11h30, Segunda meditação; 12h30, Missa de Sábado; 15h00, terceira meditação; 16h00, quarta meditação; 17h00, Missa Vespertina de Domingo.

Para Rapazes
Vocação e vocações: No fim de semana antes de se iniciar a Quaresma, retiro em silêncio, em Fátima, de 22 de Fevereiro (Sexta-feira, ao jantar) a 24 de Fevereiro (segunda-feira até à tarde). As inscrições estão condicionadas ao limite de participantes existente. Retiro orientado pelo Pe. Mário Rui.

Jesus, alimento da alma – oração e vida cristã: No 2º fim de semana da Quaresma, retiro, em silêncio, na Quinta do Santo Espírito, em Aveiras de Cima, de 6 a 8 de Março (Sexta a Domingo). As inscrições estão condicionadas ao limite de participantes existente. Retiro orientado pelo Pe. Hugo Santos.

Para Raparigas
Vocação e vocações: No fim de semana antes de se iniciar a Quaresma, a proposta de retiro, em silêncio, de 22 de Fevereiro (Sexta-feira, ao jantar) a 24 de Fevereiro (2ª feira à tarde). As inscrições estão condicionadas ao limite de participantes existente. Retiro orientado pelo Pe. Alberto Gonzalez.

Para Jovens Casados
No fim de semana de 10 Janeiro (Sexta-feira, ao jantar) a 12 de Janeiro (Domingo, à tarde) proposta de retiro para jovens casados. As inscrições estão condicionadas ao limite de participantes existente. Retiro orientado pelo Pe. Hugo Santos.

No fim de semana de 28 de Fevereiro (Sexta-feira, ao jantar) a 1 de Março (Domingo, à tarde) proposta de retiro para jovens casados. As inscrições estão condicionadas ao limite de participantes existente. Retiro orientado pelo Pe. Hugo Santos.

Para Rapazes
Na Quaresma, como preparação espiritual para as celebrações da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, realiza-se um tempo de preparação espiritual e de aprofundamento do Mistério Pascal. Na Quinta de Santo Espírito de 6ª feira 20 de Março a Domingo 22 de Março. As inscrições estão condicionadas ao limite de participantes existente. Orientado pelo Pe. Hugo Santos.

Para Raparigas
Na Quaresma, como preparação espiritual para as celebrações da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, realiza-se um tempo de preparação espiritual e de aprofundamento do Mistério Pascal. Na Quinta de Santo Espírito de 6ª feira 27 de Março a Domingo 29 de Março. As inscrições estão condicionadas ao limite de participantes existente. Orientado pelo Pe. Hugo Santos.

A Fátima, peregrinação a pé
• Para Casais
A realizar de 24 a 27 de Outubro de 2019, de Quinta-feira a Domingo, acompanhados pelo Padre Hugo Santos. As inscrições estão condicionadas ao limite de participantes existente.
• Para Jovens
A realizar de 30 de Abril, Quinta-feira, a 3 de Maio, Domingo, acompanhados pelo Padre Hugo Santos. As inscrições estão condicionadas ao limite de participantes existente.

A Fátima, peregrinação de autocarro
• Destinada aos “utentes” do Centro Social Paroquial de São Nicolau ao Santuário de Fátima, num dia de Sábado, em Setembro de 2019
• Destinada à Comunidade Angolana ao Santuário de Fátima no Sábado, em Agosto de 2020

A Santiago de Compostela
Para Rapazes, a realizar de 5 de Fevereiro (4ª feira) a 9 de Fevereiro (Domingo), acompanhados pelo Padre Hugo Santos. As inscrições estão condicionadas ao limite de participantes existente.

Para Raparigas, a realizar de 29 de Janeiro (4ª feira) a 2 de Fevereiro (Domingo), acompanhados pelo Pe. António Vasco. As inscrições estão condicionadas ao limite de participantes existente.

A Cássia
Para adultos, a realizar de 28 de Abril (3ª feira) a 3 de Maio (Domingo), acompanhados pelo Pe. Adelino Prata. As inscrições estão condicionadas ao limite de participantes existente.

Testemunhar a Fé

Inicia-se às 19h15 com Missa em São Nicolau, às 20h00 jantar no Salão João Paulo II, seguida de uma apresentação do tema. As conversas de salão são organizadas pelas Irmandades
1º Trimestre: tema e convidado a designar: 18 de Novembro
2º Trimestre: tema e convidado a designar: 17 de Fevereiro
3º Trimestre: com tema a designar: 4 de Maio

Conversas em chave vocacional, em torno da preparação das ordenações sacerdotais. Quatro terças-feiras, nos dias 28 de Abril e 5 de Maio; 19 e 26 de Maio, às 21h15, na Biblioteca em São Nicolau.
Vocação à santidade; Vocação ao matrimónio; Vocação à vida consagrada Vocação ao sacerdócio.

22 de Outubro. Encontro de formação para voluntários, em torno de “Deus Caritas Est”, às 21h15, na Biblioteca de São Nicolau.
6 de Fevereiro, Oração com os voluntários da Caridade, na 1ª quinta-feira do mês. Pelas Vocações sacerdotais.
21 de Abril. Encontro anual de voluntários da Caridade. Missa às 19h15, Jantar e encontro com início às 20h30, no Salão João Paulo II.

Ciclo de conferências temáticas realizadas pelo Pe. Hugo Santos, na Igreja da Conceição Velha. Acontecerá às Segundas-feiras, com início às 21h15, nos dias 2, 9, 16 e 23 de Março.

Campo de férias católico para jovens entre os 12 e os 16 anos a realizar-se entre os dias 12 e 19 de Julho de 2020, na Quinta do Leão, próximo de Estremoz. A formação doutrinal e espiritual bem como as actividades que desenvolvam as virtudes humanas, no ambiente lúdico de actividades de verão, serão os objectivos a propor a todos os participantes.

Campo de férias católico para jovens entre os 16 e os 24 anos a realizar-se entre os dias 25 de Julho e 1 de Agosto de 2020, a realizar na Quinta do Santo Espírito em Aveiras. A formação doutrinal e espiritual bem como as actividades que desenvolvam as virtudes humanas, no ambiente lúdico de actividades de verão, serão os objectivos a propor a todos os participantes.

Close Menu