Conselho Económico

O Conselho Económico Paroquial de São Nicolau e Santa Madalena é um órgão de carácter consultivo constituído por fiéis católicos, com a finalidade genérica de ajudar o pároco na administração dos bens das paróquias de tal forma que se promova a conformidade da vida e acção das paróquias com o santo Evangelho. Compete ao Conselho auxiliar o pároco na sua função de administrador dos bens paroquiais, nomeadamente: elaborar o orçamento anual; acompanhar a execução do orçamento aprovado; verificar o exercício económico anual das paróquias. Sensibilizar os fiéis sobre o dever de contribuir para as necessidades da Igreja. Dar parecer sobre actos de administração extraordinária.

O Conselho será composto por um número de três a sete membros providos pelo pároco, a quem pertence: convocar e presidir às reuniões; determinar os assuntos a sujeitar à apreciação do Conselho; aprovar as resoluções tomadas pelo Conselho; decidir sobre a oportunidade e a forma de tornar público os assuntos tratados no Conselho. De entre os membros do Conselho um será o Coordenador e outro o Secretário. O Conselho reunirá ordinariamente pelo menos uma vez em cada semestre, e extraordinariamente sempre que para tal seja convocado pelo pároco ou solicitado por escrito ao pároco por quatro dos membros do Conselho.