Centro Social Paroquial

O Centro Social Paroquial de São Nicolau, Instituição Particular de Solidariedade Social, é uma das instituições que expressa o exercício da caridade da Paróquia de São Nicolau, procurando, através das suas respostas sociais, tornar o desafio da caridade cristã operativo na Baixa de Lisboa. A acção caritativa é um dever de toda a Paróquia: “A Igreja enquanto comunidade deve praticar o amor” e o “amor tem necessidade de organização para um serviço comunitário ordenado”.

Banco de Solidariedade Alimentar
O Banco de Solidariedade Alimentar desenvolve junto da comunidade gestos de partilha e dádiva, em favor das famílias mais carenciadas.
O Banco possui diferentes respostas, em função das necessidades básicas dos seus beneficiários.

Distribuímos, todas as sextas-feiras, um cabaz de alimentos, frescos e não-perecíveis, a 40 famílias.

Distribuímos em regime mensal, na última sexta-feira de cada mês, um cabaz de alimentos a 150 famílias.

Apoiamos em regime mensal, distribuídos ao longo do mês, a cerca de 100 famílias um cartão pré-comprado do pingo doce, no valor de 40€ ou 50€ por família.

Na Semana antes do Natal e na Semana antes da Páscoa, alargamos o apoio com a oferta de dois grandes cabazes de alimentos, a 220 agregados familiares.

Banco Solidário de Roupa
O Banco Solidário de Roupa providencia vestuário e roupa de cama a pessoas carenciadas.

São beneficiários as famílias acompanhadas pelo serviço social da Paróquia, e por outras famílias que tendo necessidades, se inscrevem e a sua situação individual ou familiar confirmar essa necessidade, determinando-se então a melhor forma de ajuda. No ano de 2019 apoiámos cerca de 720 pessoas; Atribuímos 4600 peças de roupa aos homens e 3100 peças de roupa a mulheres, num total de 7.800 peças de roupa.

Apoios a famílias, em situação de carência reconhecida
O serviço social acompanha e apoia mensalmente em numerário 10 famílias, com dificuldades financeiras, e em situação de carência reconhecida, ou seja sem condições para pagar a luz, a água ou a renda, ou na prestação de auxílio no apoio à educação de menores que lhes sejam dependentes.

Apoio a pessoas em situação de sem abrigo

O apoio presta-se na distribuição de um Kit-refeição almoço, (composto por duas sandes, pacote leite com chocolate, iogurte, peça de fruta, e um bolo) de Segunda a Sexta feira, das 12h às 13h, na Rua dos Douradores 57, a cerca de 90 pessoas.

O apoio presta-se na distribuição de jantar quente, constituído, por embalagem de sopa, embalagem com 2º prato, embalagem com sobremesa e um bolo) de Segunda a Sexta-feira das 19h às 20h, na Rua dos Bacalhoeiros no 23 A, a cerca de 130 pessoas.

Convívio de São Nicolau
O Convívio de São Nicolau acolhe 32 idosos residentes na nossa área geográfica, desenvolvendo actividades ocupacionais e promovendo uma dinâmica de integração social. O Convívio proporciona um acompanhamento personalizado aos utentes, além das tardes de convívio, acções formativas, momentos de lazer, visitas, peregrinações etc.

Acompanhamento dos mais sós
A solidão e o isolamento continuam a estar entre os principais problemas dos idosos residentes na Baixa.  Proporciona-se o necessário acompanhamento, através de contactos habituais e de visitas, contribuindo para o aumento da sua auto-estima e mobilidade.

Projecto “Bámu Dá Mon”

O Projecto social Bámu Dá Mon (vamos dar as mãos) de apoio à comunidade surda de São Tomé e Príncipe, desenvolve-se na ilha de São Tomé, liderado por um jovem psicólogo católico, e é apoiado pelo Centro Social Paroquial de São Nicolau.

Projecto “mãos dadas”

O Projecto social de apoio em roupa a órfãos, em duas instituições de acolhimento e acompanhamento, de rapazes e de raparigas, desenvolve-se na Diocese do Huambo.

Projecto de apoio à constituição da Biblioteca do Instituto Superior do Huambo

O projecto de apoio à constituição da Biblioteca do Instituto Superior do Huambo, através de pedidos, recolha e envios de livros oferecidos pelas bibliotecas de universidades portuguesas e de espólios de particulares, tendo-se enviado até ao presente mais de 20.000 títulos em diversas áreas de saber, nomeadamente de cultura geral, língua portuguesa, filosofia, teologia, economia e direito além de estantes para a biblioteca, material informático e outros equipamentos.

A porta aberta é a forma de acolher as pessoas que, com necessidades muito diversas, procuram respostas para os seus problemas de ordem pessoal, familiar e social.

Atendimento social

O atendimento é realizado por uma assistente social que faz a triagem dos problemas. Essa triagem pode conduzir as pessoas para as respostas existentes em São Nicolau ou pode reconduzir as pessoas para respostas de outras instituições, com quais estamos articulados, que tenham respostas mais habilitadas e possam fornecer os apoios necessários e adequados

Apoios especializados

Procuramos responder às necessidades apresentadas com apoios quer no âmbito psicológico, jurídico, social e espiritual, estendendo a mão a quem, em situações muito diversas, mais precisa.

Contactos:
Centro Social Paroquial de São Nicolau