Centro Social Paroquial

O Centro Social Paroquial de São Nicolau, Instituição Particular de Solidariedade Social, é uma das instituições que expressa o exercício da caridade da Paróquia de São Nicolau, procurando, através das suas respostas sociais, tornar o desafio da caridade cristã operativo na Baixa de Lisboa. A acção caritativa é um dever de toda a Paróquia: “A Igreja enquanto comunidade deve praticar o amor. O amor tem necessidade de organização para um serviço comunitário ordenado.” Cada um de nós, católicos, pode colaborar de múltiplas maneiras nas formas organizadas de serviço aos irmãos.

Banco de Solidariedade Alimentar
O Banco de Solidariedade Alimentar desenvolve junto da comunidade gestos de partilha e dádiva, em favor das famílias mais carenciadas.
O Banco possui diferentes respostas, em função das necessidades dos beneficiários. Distribuímos um cabaz semanal de alimentos frescos e não-perecíveis a 25 famílias. Em regime mensal, prestamos auxílio a 150 famílias. Por ocasião do Natal e da Páscoa, o apoio alarga-se, na oferta de um grande cabaz de alimentos, a mais de 200 agregados familiares.

Banco Solidário de Roupa
O Banco Solidário de Roupa providencia vestuário e roupa de cama a pessoas carenciadas. Os beneficiários são acompanhados pelo serviço social da Paróquia, que analisa a sua situação individual ou familiar, para determinar a melhor forma de ajudar.
Paralelamente, o Banco Solidário de Roupa, apoia também as pessoas em situação de sem-abrigo.

Apoios a famílias, em situação de carência reconhecida
O serviço social acompanha diversas famílias com dificuldades financeiras, apoiando famílias em situação de carência reconhecida, ou seja sem condições para pagar a luz, a água ou a renda, ou na prestação de auxílio no apoio à educação de menores que lhes sejam dependentes.

Convívio de São Nicolau
O Convívio de São Nicolau acolhe 32 idosos residentes na nossa área geográfica, desenvolvendo actividades ocupacionais e promovendo uma dinâmica de integração social. O Convívio proporciona um acompanhamento personalizado aos utentes, além das tardes de convívio, acções formativas, momentos de lazer, visitas, peregrinações etc.

Acompanhamento dos mais sós
A solidão e o isolamento continuam a estar entre os principais problemas dos idosos residentes na Baixa. A Paróquia proporciona-lhes o necessário acompanhamento, através de contactos habituais e de visitas, contribuindo para o aumento da sua auto-estima e mobilidade.

Projecto “Bámu Dá Mon”
O Projecto social Bámu Dá Mon (vamos dar as mãos) de apoio à comunidade surda de São Tomé e Príncipe, desenvolve-se na ilha de São Tomé, liderado por um jovem psicólogo católico, e é apoiado pelo Centro Social Paroquial de São Nicolau.

Projecto “mãos dadas”
O Projecto social de apoio em roupa a órfãos, em duas instituições de acolhimento e acompanhamento, de rapazes e de raparigas, desenvolve-se na Diocese do Huambo.

A porta aberta é a forma de acolher as pessoas que, com necessidades muito diversas, procuram respostas para os seus problemas de ordem pessoal e familiar. O acolhimento e a triagem dos problemas pode conduzir a respostas existentes em São Nicolau: apoio no âmbito psicológico, jurídico, social e espiritual, estendendo a mão a quem, em situações muito diversas, mais precisa. Quando não existem as condições de resposta que se consideram adequadas, encaminhamos as pessoas que nos procuram para outras instituições que tenham respostas mais habilitadas.

Contactos:
Centro Social Paroquial de São Nicolau