Carta do Prior

Ao Círculo de Paroquianos, Benfeitores e Amigos de São Nicolau e Santa Madalena

“Pedi, e ser-vos-á dado” Mt 7,7

Caríssimos,

Durante o estado de emergência muitas instituições, empresas e serviços encerraram o exercício das suas actividades. O cumprimento das normas sanitárias fizeram-nos abandonar os ritmos do dia a dia, em muitos âmbitos da nossa vida. Deixámos de frequentar os nossos lugares comuns e ficámos juntos, mas num lugar apenas, em nossas casas. De formas variadas, experimentámos as dificuldades que a pandemia nos trouxe e, como cristãos, também isso se traduziu em deixarmos de ir à Igreja, e em geral, de poder celebrar os mistérios cristãos, que em tempo normal alimentam a nossa alma de uma forma particular, especialmente na Santa Missa.

Recordo-vos de novo a importância de manterem uma prática de oração pessoal e em família, na meditação da Palavra de Deus, na participação da Missa pelos meios digitais, na recitação do terço, estamos no mês de Maria, e noutras formas e meios à vossa disposição. A oração robustece a fé, reaviva a esperança e aumenta a caridade, permitindo aprofundar a nossa amizade e intimidade com o Senhor Ressuscitado. Foi o próprio Senhor a dizer-nos: «Pedi, e ser-vos-á dado; procurai, e encontrareis; batei e hão de abrir-vos. Pois, quem pede, recebe; e quem procura, encontra; e ao que bate, hão de abrir» (Mt 7,7-8). E também: «Se dois de entre vós se unirem na terra, para pedir qualquer coisa, hão-de obtê-la de meu Pai que está no Céu» (Mt 18,19).

Como sabeis, a Igreja de São Nicolau manteve-se aberta para atender às necessidades imediatas daqueles que, respeitando as normas de saúde, a procuravam, uns para se encontrarem com Deus e tantos outros por razões de necessidades básicas de alimentação e de sobrevivência. A todos procurámos assistir e assim o continuaremos a fazer.

Mas não tem sido fácil. Agimos com alguma celeridade para salvaguardar a manutenção, limpeza e desinfecção da Igreja, adquirir material de protecção face às exigências sanitárias e acrílicos de protecção para os confessionários e espaços de atendimento, bem como o material técnico para as transmissões nas redes sociais, a que somou, e muito, os gastos na aquisição de mantimentos para famílias carenciadas e para as refeições diárias das pessoas sem abrigo. Graças a Deus tudo se tem conseguido realizar.Acresce a este aumento substancial de despesas aquelas que já existiam e que são as de manutenção habitual e das remunerações das pessoas que trabalham em São Nicolau e nas outras igrejas que foram fechadas em 13 de Março.

Sem os ofertórios das Missas e com uma redução significativa de outras fontes habituais de receita da Paróquia, conseguimos ainda assim com a ajuda dos donativos de vários de vós em resposta à minha carta no final de Março, cumprir atá ao momento as nossas obrigações. Porém, sem a vossa ajuda, já o não conseguiremos durante o mês de Maio.

Agradecendo a todos os que já nos ajudaram, vemo-nos assim de novo impelidos, como outrora o fizeram os apóstolos, a pedir, “que cada um segundo as suas posses, possa enviar contribuições de ajuda”. (Actos dos Apóstolos 11,29). Neste momento, é esta a necessidade mais imediata da nossa paróquia para garantir o atendimento a todo e cada um que vem até nós ou nos pede ajuda.

Se puder ajudar, contribuindo com a sua generosa oferta, não deixe de o fazer. Confiados nas palavras do Senhor Jesus: “Pedi e ser-vos-á dado!”, descansamos na promessa que Deus nos faz de que nada nos faltará. Contamos sempre com a sua oração para que a Igreja de São Nicolau prossiga com a sua missão de levar a todos os corações a vida nova oferecida por Cristo no seu Mistério Pascal.

A forma mais eficiente seria enviar o seu donativo para uma destas contas:

Para a sustentação da Paróquia: IBAN – PT50 0033 0000 0001 8235919 57

Para a bolsa de estudantes: IBAN – PT50 0033 0000 5005 9571821 05

Para o exercício da caridade e outras necessidades: IBAN – PT50 0033 0000 4527 6388428 05 ou por este link www.paypal.me/paroquiasaonicolau

Se for preciso recibo, agradeço que o peçam para o seguinte email: cartorio@paroquiasaonicolau.pt

Este é um tempo em que nos podemos ajudar uns aos outros de muitas maneiras, segundo as necessidades de cada um.

Na certeza da sua ajuda, aceite os meus sinceros agradecimentos e receba os meus cumprimentos amigos. Dedicado em Cristo, peço sobre si e sobre a sua família a bênção de Deus.

Pe. Mário Rui Leal Pedras
(Pároco)