CARIDADE

Minimizar a pobreza absoluta

Providencia apoio alimentar a famílias. Apoio realizado em SN.
– Diariamente: sacos ocasionais e vale “pingo doce” em alimentos
– Às 6as. Feiras cabaz de alimentos frescos a 25 famílias e vale “pingo doce” em alimentos;
– Na última 6ª feira do mês cabaz de alimentos não perecíveis a 90 famílias.
– Cabaz de Natal e Cabaz da Páscoa a 200 agregados familiares.

Providencia vestuário e roupa de cama a pessoas carenciadas. Apoio realizado na Madalena.
– 4ª feira das 10h-12h30 e das 14h30 às 17h.
– 5ª feira das 10h às 12h30.

Acompanha diversas famílias com dificuldades financeiras e em situação de carência reconhecida. Apoio em São Nicolau
-Apoio mensal em dinheiro no ano 2019-20 até 750€/mês (máximo de 10 famílias).

– Distribui o jantar quente a cerca de 100 pessoas na situação de sem-abrigo. Apoio realizado a partir da Conceição Velha, no Largo de Santo António.
– Alimentos confeccionados por 5 restaurantes que colaboram com o projecto;
– Refeições distribuídas por voluntários sob coordenação da Irmandade da Conceição Velha.
– Todos os dias de 2ª a 6ª feira às 2ªs feiras às 21h; de 3ª a 6ª feira às 19h30.
– No Domingo anterior ao Natal. Apoio a partir da Conceição Velha, no Pátio da Galé.
Missa na Conceição Velha às 12h15. Almoço às 13h30. Para mais de 200 carenciados.

Diminuir o impacto da solidão

Acolhe 32 idosos da Baixa e desenvolve actividades promovendo a integração social.
Em São Nicolau: de 3ª a 5ª feira: das 15h às 18h

A Paróquia proporciona-lhes o necessário acompanhamento, através de contactos habituais, visitas e reencaminhamentos.

Instituição que acompanha a maior parte dos idosos, das nossas paróquias, em suas casas.

Acolhimento e oferta de almoço a 20 idosos ou pessoas em situação de solidão que comprovadamente dele necessitem.
De 2ª a 6ª feira às 13h, na Rua dos Douradores 59. A iniciar apenas em Janeiro de 2020.

Proporcionar residência, conforto e acolhimento

A Casa de Nossa Senhora da Vitória é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com uma história de séculos ao serviço da caridade. Actualmente, mantém dois lares, que funcionam na Baixa e na Graça.

Instituição Particular de Solidariedade Social, com dois lares, na Baixa e na Graça.
Lar na Baixa: A Casa de Nossa Senhora da Vitória, na Rua do Crucifixo, proporciona alojamento, a 45 idosos e doentes.
Lar na Graça: O Lar da Graça, situado na Rua Josefa Maria, proporciona alojamento, a mais de 80 idosos e doentes

Poderá acolher 2 a 4 peregrinos, devidamente credenciados, em peregrinação para Fátima ou Santiago. A iniciar apenas em Janeiro de 2020.

Colaborar na Educação e Orientar

A Casa de São Nicolau acolhe 16 jovens estudantes provenientes do espaço lusófono, oferecendo estadia, alimentação, apoio no estudo e formação humana e espiritual.

A Sala de Estudo acolhe estudantes, providenciando um espaço e ambiente de estudo tranquilo e, quando necessário e dentro do possível, com acompanhamento de professores.

Porta Aberta

O acolhimento das pessoas e a triagem das dificuldades de quem nos procura tem por objectivo definir as formas adequadas de ajuda, seja através das respostas de SN seja por reencaminhamento para outras instituições.
De 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 12h; das 14h30 às 17h.

Acompanhar com regularidade as famílias que são apoiadas por SN e monitorizar as formas de ajuda às reais necessidades.

Apoio à comunidade surda em São Nicolau. Catequese para a comunidade surda em São Nicolau.

Em Missão

Apoio a instituição de acolhimento e acompanhamento de órfãos, que se desenvolve na Diocese do Huambo, em Angola.

Promove a recolha de um acervo de livros, no âmbito do ensino superior, para as bibliotecas do Seminário Maior de Cristo Rei e do Instituto Superior do Huambo.

Voluntários da caridade

22 de Outubro. Encontro de formação para voluntários, em torno de “Deus Caritas Est”, às 21h15, na Biblioteca de São Nicolau.

6 de Fevereiro, Oração com os voluntários da Caridade, na 1ª quinta-feira do mês. Pelas Vocações sacerdotais.

21 de Abril.  Encontro anual de voluntários da Caridade. Missa às 19h15, Jantar e encontro com início às 20h30, no Salão João Paulo II.