Caridade

A prática da caridade deve constituir uma marca impressiva da vida de uma comunidade cristã. Ela espelha o desejo sincero de uma doação aos outros; de um serviço aos homens todos, e a cada homem no seu todo. Esta história de amor é um convite pessoal feito a cada católico, que é chamado a traduzi-la, vivê-la e aprofundá-la, sem esquecer nunca o Evangelho que nos recorda: “Não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita”.

Mas a caridade pressupõe também a acção solidária organizada das comunidades.

Centro Social Paroquial de São Nicolau

QUEM SOMOS

O Centro Social Paroquial de São Nicolau, Instituição Particular de Solidariedade Social, é uma das instituições que expressa o exercício da caridade da Paróquia de São Nicolau, procurando, através das suas respostas sociais, tornar o desafio da caridade cristã operativo na Baixa de Lisboa. A acção caritativa é um dever de toda a Paróquia: “A Igreja enquanto comunidade deve praticar o amor. (…) O amor tem necessidade de organização para um serviço comunitário ordenado.” Cada um de nós, católicos, pode colaborar de múltiplas maneiras nas formas organizadas de serviço aos irmãos.

VALÊNCIAS

Banco de Solidariedade Alimentar
O Banco de Solidariedade Alimentar desenvolve junto da comunidade gestos de partilha e dádiva, em favor das famílias mais carenciadas.
O Banco possui diferentes respostas, em função das necessidades dos beneficiários. Distribuímos um cabaz semanal de alimentos frescos e não-perecíveis a 25 famílias. Em regime mensal, prestamos auxílio a 150 famílias. Por ocasião do Natal e da Páscoa, o apoio alarga-se, na oferta de um grande cabaz de alimentos, a mais de 200 agregados familiares.

Banco Solidário de Roupa
O Banco Solidário de Roupa providencia vestuário e roupa de cama a pessoas carenciadas. Os beneficiários são acompanhados pelo serviço social da Paróquia, que analisa a sua situação individual ou familiar, para determinar a melhor forma de ajudar.
Paralelamente, o Banco Solidário de Roupa, apoia também as pessoas em situação de sem-abrigo.

Apoios a famílias, em situação de carência reconhecida
O serviço social acompanha diversas famílias com dificuldades financeiras, apoiando famílias em situação de carência reconhecida, ou seja sem condições para pagar a luz, a água ou a renda, ou na prestação de auxílio no apoio à educação de menores que lhes sejam dependentes.

Convívio de São Nicolau
O Convívio de São Nicolau acolhe 32 idosos residentes na nossa área geográfica, desenvolvendo actividades ocupacionais e promovendo uma dinâmica de integração social. O Convívio proporciona um acompanhamento personalizado aos utentes, além das tardes de convívio, acções formativas, momentos de lazer, visitas, peregrinações etc.

Acompanhamento dos mais sós
A solidão e o isolamento continuam a estar entre os principais problemas dos idosos residentes na Baixa. A Paróquia proporciona-lhes o necessário acompanhamento, através de contactos habituais e de visitas, contribuindo para o aumento da sua auto-estima e mobilidade.

EM MISSÃO

Projecto “Bámu Dá Mon”
Projecto social Bámu Dá Mon (vamos dar as mãos) de apoio à comunidade surda de São Tomé e Príncipe, desenvolve-se na ilha de São Tomé, liderado pelo psicólogo Sebastião Pereira Palha, é apoiado pelo Centro Social Paroquial de São Nicolau.

Projecto “mãos dadas”
Projecto social de apoio a órfãos, em duas instituições de acolhimento e acompanhamento, de rapazes e de raparigas, que se desenvolve na Diocese do Huambo.

PORTA ABERTA

A porta aberta é a forma de acolher as pessoas que, com necessidades muito diversas, procuram respostas para os seus problemas de ordem pessoal e familiar. O acolhimento e a triagem dos problemas pode conduzir a respostas existentes em São Nicolau: apoio no âmbito psicológico, jurídico, social e espiritual, estendendo a mão a quem, em situações muito diversas, mais precisa. Quando não existem as condições de resposta que se consideram adequadas, encaminhamos as pessoas que nos procuram para outras instituições que tenham respostas mais habilitadas.

CONTACTOS E HORÁRIOS

Contactos:
Centro Social Paroquial de São Nicolau
Rua dos Douradores 57, 1100-203 Lisboa;
Telefone: 218879549; 913 628 720
Emails: centrosocial@paroquiasaonicolau.pt; apoiosocial@paroquiasaonicolau.pt

Atendimento:
Portaria de São Nicolau;
Rua dos Douradores, nº 57
Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30

Assistente Social: Por marcação prévia, no acolhimento da Paróquia
acolhimento@paroquiasaonicolau.pt;
Telefone: 218 879 549; 913 628 720

INFORMAÇÃO INSTITUCIONAL

Estatutos
Consulte aqui os Estatutos do Centro Social Paroquial de São Nicolau.

Órgãos Sociais
Consulte aqui os Órgãos Sociais do Centro Social Paroquial de São Nicolau.

Relatório de contas
Consulte aqui o Relatório de Contas de 2017 do Centro Social Paroquial de São Nicolau.

Casa de Nossa Senhora da Vitória

QUEM SOMOS

Somos uma IPSS e pertencemos à Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja da Vitória. Temos duas casas, dois Lares de Terceira Idade, que acolhem no total 120 Senhoras. Estão ambas as casas localizadas em zonas bastante centrais, uma na Baixa de Lisboa e outra no Bairro da Graça, beneficiando de fáceis acessos e transportes. A nossa primeira Casa, a da Baixa, remonta ao ano de 1530 e engloba a Igreja da Vitória, fazendo esta parte integrante do Lar.

MISSÃO

O Lar tem por missão assumir-se como casa de família dos seus utentes, dispondo de equipamento de alojamento colectivo para, de forma solidária, responder às carências de todos aqueles que, por qualquer motivo, necessitam de assistência e apoio adequado nos seus derradeiros anos de vida, contribuindo para o aumento da sua qualidade de vida e para a diminuição da sua solidão e marginalização social.

SERVIÇOS

Além do alojamento e dos cuidados básicos de higiene, prestamos também serviço diário de enfermagem, serviço médico semanal, serviços de limpeza das instalações, lavandaria, refeições, actividades sócio – culturais, e acompanhamento das utentes ao exterior. (consultas, cabeleireiro, etc.). Temos em ambas as casas acompanhamento religioso por um Sacerdote e a Santa Missa diária.Sempre que possível organizamos passeios ao exterior, visitas a locais que nos pareçam adequados à sensibilidade das Senhoras que connosco vivem.

INSTALAÇÕES

Lar, na Rua do Crucifixo, nº 100 – 1100-185 Lisboa
Telefone: 21 346 41 00

Lar, na Rua Josefa Maria, nº 13 – 1170-194 Lisboa
Telefone: 21 886 85 84

CONTACTOS E ATENDIMENTOS

Contactos
Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja da Nossa Senhora da Vitória
Rua do Ouro, nº 165, 1º andar – 1100-185 Lisboa;
casanossasenhoradavitoria@gmail.com; Telefone: 21 346 41 72

Admissões: Isabel Vaz Braga; Telefone: 21 346 41 00; 91 757 32 32
isabelvbraga@gmail.com

Irmandades

A Irmandade do Santíssimo Sacramento, Santa Cruz e Passos da Igreja da Conceição Velha, a Irmandade do Santíssimo Sacramento de São Nicolau e Nossa Senhora da Caridade, a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Congregação do Senhor dos Perdões são Associações públicas de fiéis católicos, cujo trabalho social integra a dimensão caritativa da Paróquia.

APOIO A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE “SEM ABRIGO”

Em parceria com restaurantes que generosamente colaboram com este projecto e confeccionam as refeições, os Irmãos das Irmandades da Conceição Velha e de São Nicolau organizam e mantém o serviço de apoio em refeições aos “sem-abrigo” e com muitos outros voluntários distribuem e servem um jantar quente a cerca de cem pessoas nesta situação, todos os dias de Segunda a Sexta-feira.

No Domingo anterior ao Natal, as Irmandades da Conceição Velha, São Nicolau e Madalena promovem uma celebração natalícia na Igreja da Conceição Velha e, em seguida, organizam e servem o almoço a mais de 300 pessoas carenciadas, habitualmente no Pátio da Galé, ao Terreiro do Paço.

APOIOS FINANCEIROS

As Irmandades da Conceição Velha, de São Nicolau e Madalena colaboram ainda com as suas cotizações para a aquisição dos bens alimentares para a confecção das refeições e os materiais descartáveis necessários para a distribuição da alimentação às pessoas em situação de sem abrigo.

A Irmandade de São Nicolau oferece também com um contributo financeiro anual para a atribuição de uma bolsa de estudo.

VOLUNTARIADO

Os Irmãos das Irmandades colaboram no voluntariado que se exerce de forma regular no Centro de Apoio Social do Pisão e nas Irmãs Missionárias da Caridade em Chelas.

Casa de São Nicolau

A Casa de São Nicolau, uma forma organizada de serviço, expressa no âmbito da educação e formação uma das dimensões caritativas da Paróquia de São Nicolau.

RESIDÊNCIA

A Casa de São Nicolau, acolhe em regime de gratuitidade, neste ano de 2018/19, dezanove jovens estudantes universitários provenientes do espaço lusófono, seis de Angola, três de Cabo Verde, dois de Moçambique, um da Guiné-Bissau, um do Brasil, e seis portugueses, oferecendo estadia, alimentação, apoio no estudo, formação humana e acompanhamento espiritual.

SALA DE ESTUDO

A Sala de Estudo acolhe não só os residentes mas apoia também outros jovens estudantes, providenciando a todos um espaço e ambiente de estudo tranquilo e, quando necessário e dentro do possível, acompanhamento de professores.

EM MISSÃO

Em Missão é um projecto de apoio ao Seminário Maior do Huambo e ao Instituto Superior do Huambo que promove a recolha de um acervo de livros, no âmbito do ensino superior, com o objectivo de integrarem as respectivas bibliotecas das instituições para o serviço público que realizam.

Até à data, foram já enviados mais de 15.000 títulos nas diversas áreas do saber, em particular no âmbito das ciências humanas.

Conferência de São Vicente de Paulo

A Conferência de São Vicente de Paulo é constituído por um grupo de leigos que tem como missão:

AO SERVIÇO DO BANCO SOLIDÁRIO DE ROUPA

A Conferência de São Vicente de Paulo, cuida de reunir, escolher e preparar a roupa doada por instituições ou por particulares de forma a estarem em condições de serem distribuídas às pessoas necessitadas.

A Conferência de São Vicente de Paulo, distribui roupa, todas as Quartas-feiras, às pessoas necessitadas e que foram previamente credenciadas. A roupa recebida que não esteja em condições de ser distribuída é colocada nos contentores da Caritas para ser reciclada.

AO SERVIÇO DAS FAMÍLIAS

A Conferência de São Vicente de Paulo, visita e acompanha as famílias monitorizadas com reconhecidas carências, a quem se se concede apoios específicos, por prazos previamente determinados, de natureza financeira.

Ajude-nos a Ajudar

A caridade deve ser entendida como um convite que cada católico recebe para a traduzir, viver e aprofundar na sua própria vida, sem esquecer nunca o Evangelho que nos recorda: “não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita”. É uma história de amor que em primeiro lugar é pessoal: “ a caridade é um dever antes de mais para cada um dos fiéis”. Não nos cansaremos de propor a cada membro das nossas comunidades cristãs de São Nicolau e Santa Madalena que teçam esta história também nas suas vidas. Convidamos cada paroquiano a valorizar o que já faz, mas também a transcender-se em nome dos irmãos. Recorda-nos o Evangelho: “falta-te uma coisa…vai…vem…e segue-Me.”

Saiba o que pode fazer para ajudar a Paróquia a alargar a sua acção caritativa.

ENTREGUE BENS ALIMENTARES

Entregue na portaria, na Rua dos Douradores, 57, bens alimentares perecíveis ou não perecíveis ou coloque no cabaz existente na Igreja os bens alimentares não perecíveis. As suas ofertas permitem aumentar e melhorar os cabazes de bens alimentares que se distribuem em ritmo semanal e mensal.

DÊ ROUPA

Entregue na portaria, na Rua dos Douradores, 57, a roupa de cama ou vestuário de homem ou mulher, de criança, jovem ou adulto, no melhor estado que lhe seja possível. A sua oferta ajudará na distribuição semanal e minorará as dificuldades de muitos.

OFEREÇA UM DONATIVO

Pode dar um donativo único ou fazê-lo de forma regular para o exercício da caridade. Faça o seu donativo através do NIB 0033 0000 0014 5746 6720 5, entregue no acolhimento da Paróquia ou coloque-o na caixa de esmolas da Igreja. Se desejar recibo entregue o comprovativo do donativo e dê o seu NIF.

DESTINE 0,5% DO SEU IRS

Destine 0,5% do seu IRS ao Centro Social Paroquial de São Nicolau, se o fizer está a ajudar ao exercício da caridade. Ao preencher a sua declaração de IRS, indique a opção “Instituição Particular de Solidariedade Social” e o contribuinte nº 503290700.

REFORÇE A SUA ESMOLA

No primeiro Domingo de cada mês, no peditório que se faz no final de cada Missa, reforce a sua esmola ajudando a aumentar o peditório que se destina a apoiar financeiramente as famílias mais carenciadas.

SEJA GENEROSO NOS OFERTÓRIOS DAS MISSAS 

Nas Missas em São Nicolau, seja generoso e aumente, se lhe for possível, a sua esmola nos ofertórios. É uma das formas de sustentação da vida da Paróquia.

ACENDA UMA VELA EM SÃO NICOLAU

Ao acender fisicamente ou através da Candla, um sistema digital, uma vela, a um dos santos da sua devoção está a ajudar a Paróquia porque é uma das suas formas de sustentação.

CONTRIBUA PARA A CÔNGRUA PAROQUIAL

A Côngrua Paroquial é a forma habitual dos paroquianos, todos os que participam na vida da Paróquia são paroquianos, contribuírem para as despesas gerais da Paróquia e para a sustentação do Clero.

OFEREÇA UMA BOLSA DE ESTUDO

Um conjunto de amigos de São Nicolau contribui regularmente com uma verba mensal para se constituírem dois tipos de bolsas de estudo: Bolsa seminarista e Bolsa residente. As Bolsas podem ser oferecidas na sua totalidade ou parcialmente. Cada Bolsa é de 400€/mês por onze meses.

SEJA VOLUNTÁRIO

Empreste o seu talento, criatividade e capacidades para fazer pulsar ainda mais, nesta sua Paróquia de São Nicolau, o exercício da caridade ao serviço da dignidade do próximo e da construção do bem comum.

Os seus dons e seu amor são únicos e fazem toda a diferença

Por isso pedimos a cada paroquiano: não desista do bem do próximo! Em tempos de contenção, quando é necessário aprender a gastar menos e a poupar mais, é muito importante que não se corte na caridade.

DEUS E O PRÓXIMO AGRADECEM QUE DESENVOLVA NA SUA VIDA A LINGUAGEM DA CARIDADE.

Contactos e Atendimento

Contactos

Centro Social Paroquial de São Nicolau
Rua dos Douradores 57,
1100-203 Lisboa
centrosocial@paroquiasaonicolau.pt
apoiosocial@paroquiasaonicolau.pt
Telefone: 218 879 549; 913 628 720

Casa de Nossa Senhora da Vitória
Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja da Nossa Senhora da Vitória
Rua do Ouro, nº 165, 1º andar
1100-185 Lisboa;
Telefone: 21 346 41 72
casanossasenhoradavitoria@gmail.com

Admissões: Isabel Vaz Braga;
Telefone: 21 346 41 00; 91 757 32 32
isabelvbraga@gmail.com

Outras Instituições e grupos
Igreja Paroquial de São Nicolau
Rua da Vitória, 1100-618 Lisboa
Email: geral@paroquiasaonicolau.pt
Telefone: 218 879 549; 913 628 720

Atendimento

Serviço de acolhimento da Igreja Paroquial de São Nicolau:
De Segunda a Sexta-feira, das 10h00 às 14h00 e das 15h00 às 18h00;
Sábados das 16h00 às 19h00;
Domingos das 17h00 às 20h00.
Email: acolhimento@paroquiasaonicolau.pt
Telefone: 218879549; 912213301

Portaria de São Nicolau
Rua dos Douradores, nº 57
De Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30
Email: portaria@paroquiasao.nicolau.pt
Telefone: 218879549; 918 202 527

Assistente Social
Por marcação prévia, no acolhimento da Paróquia,
Email: acolhimento@paroquiasaonicolau.pt
Telefone: 218 879 549; 913 628 720

@ 2018 | Paróquia de São Nicolau.

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a newsletter da Paróquia de São Nicolau e esteja sempre a par de todas as novidades. Desde já muito obrigado!

Obrigado pela sua subscrição.