Bem-vindos!

A acção pastoral que se concretiza, em cada ano, nas nossas Paróquias tem por objectivo fundamental levar Cristo ao coração de cada pessoa para que Cristo percorra com cada pessoa o caminho da vida. O programa paroquial de 2019-2020 acentua três prioridades pastorais:

PRIORIDADES
PASTORAIS

Dar o Primado à Graça de Deus

O dinamismo paroquial provém da verdade e beleza da vida litúrgica e assenta no seu atento e digno cuidado. O Sacrifício Eucarístico é centro e cume de todo o culto e vida cristã. Os  paroquianos pela participação na Santa Missa e na Adoração do Santíssimo Sacramento, que a prolonga, fortalecem-se no amor a Cristo e à Igreja e no zelo pela Missão.  Juntamente com a celebração dos outros Sacramentos, privilegiaremos em particular a progressão na vida do Espírito, pelo perdão e graça oferecidos por Deus no Sacramento da Penitência.  Escutaremos também a Palavra de Deus, intensificaremos a oração pessoal e comunitária e valorizaremos ainda mais o acompanhamento pessoal e a direcção espiritual.

Desenvolver a linguagem da Caridade.

Queremos continuar a ser sinal, do amor de Deus, junto dos irmãos, em particular dos mais pobres, por isso, neste ano em que a Diocese centra o programa pastoral na caridade, iremos manter e aprofundar a atenção ao próximo.  O testemunho que continuaremos a dar procurará ser sem disfarces e sem estratégias, humilde e atento às situações de quem necessita, próximo e acolhedor de cada pessoa em concreto, profético e evangelizador, sem ser proselitista, de forma a que deixe ver, à imagem do Bom Pastor, uma Igreja que sai de si, para responder a reais necessidades de cada pessoa, desenvolvendo a linguagem da caridade.

Agradecer, pedir e incrementar as vocações sacerdotais.

Neste ano em que teremos a graça de ordenações de diácono e de sacerdote de seminaristas da nossa Paróquia, ainda que estejamos atentos ao crescimento, na santidade, de todas as vocações na sua multiplicidade, cuidaremos muito em particular das vocações ao sacerdócio. Sabendo que Deus continua a chamar hoje, como no tempo dos Apóstolos, queremos agradecer-Lhe o dom do sacerdócio e dos novos sacerdotes e queremos pedir-Lhe que dê à nossa Paróquia muitos e santas vocações sacerdotais para o serviço da Igreja de Lisboa. Fá-lo-emos sustentados na Sua Palavra: “Não fostes vós que Me escolhestes, fui Eu que vos escolhi, e vos destinei para que vades e deis fruto, e para que o vosso fruto permaneça”.