Bem-vindos!

A Paróquia, Igreja presente no coração da cidade de Lisboa, tem por missão levar “Cristo ao coração de cada homem para que Cristo percorra com cada homem o caminho da vida”.

mensagem

Movida pelo ardor de seguir, testemunhar e ser presença do amor de Deus neste centro histórico da cidade, a Paróquia expressa a sua identidade católica de comunidade de acolhimento e missão que dá total prioridade à Graça de Deus e ao Exercício da Caridade.

Comunidade de Acolhimento e Missão

As nossas igrejas, dedicadas ao louvor de Deus e ao serviço dos homens, estão de portas abertas. Quem nelas entra saiba e sinta-se bem-vindo e dê, na sua liberdade, pela presença de Deus. No Silêncio e na Escuta, na Santa Missa e na Adoração, na Confissão e na Direcção Espiritual o olhar de Cristo pode cruzar o olhar de quem O procura e a Luz de Deus iluminará o discernimento da própria vida. No pedido de protecção à Virgem Mãe, na intercessão dos Santos de tantas devoções, na contemplação do belo… tudo nas nossas igrejas se orienta para possibilitar um encontro pessoal com o Senhor que transforme e converta a vida.

Prioridade à Graça de Deus

Deus ama-nos e a resposta ao Seu amor faz-se na intimidade da oração. Assim, em ambiente de silêncio e de beleza, favorecemos a oração pessoal e comunitária; dispomos os meios para a escuta e meditação da Palavra de Deus; dignificamos a Liturgia nas suas múltiplas dimensões, valorizando a sua beleza e esplendor e dando relevo à presença real e próxima do Senhor, na celebração da Santa Missa e a na Adoração Permanente do Santíssimo Sacramento; oferecemos tempos diários e prolongados de Confissão para a Reconciliação com Deus e com os irmãos; garantimos a presença de sacerdotes para a escuta pessoal e para a Direcção Espiritual; valorizamos as celebrações festivas, as múltiplas tradições seculares, a presença materna de Nossa Senhora, a veneração e intercessão dos santos, as expressões de piedade popular e os actos de devoção.

Prioridade ao Exercício da Caridade

O dever da caridade – o amor aos irmãos como Deus nos ama – exerce-se de forma pessoal e comunitária. Este dever é um testemunho humilde, próximo e acolhedor, que deixa transparecer a imagem da Paróquia que procura não estar fechada sobre si própria, mas aberta às situações concretas das pessoas, na realidade envolvente. Assim, a Paróquia procura minimizar as formas de pobreza absoluta, através do Banco de Solidariedade Alimentar, do Banco Solidário de Roupa, do Apoio a Famílias, em situação de carência  e do Apoio a Pessoas em Situação de “Sem Abrigo”; diminuir o impacto da solidão, através do Convívio e do Acompanhamento dos idosos em suas casas e proporcionar residência e conforto, através dos Lares; colaborar na educação e orientar a formação dos jovens através da Casa de São Nicolau e da Sala de Estudo; acompanhar as situações pessoais, através da Porta Aberta e com apoios no âmbito psicológico, jurídico e social.

Todos os que procuram a Paróquia, a Igreja presente aqui, devem poder experimentar quanto Deus os ama e quão importante é deixarem-se encontrar por Cristo que Se ofereceu para a salvação de todos.

Bem-vindos a Casa, bem-vindos à Paróquia, bem-vindos à Igreja.