Baptismo

“O Santo Baptismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo baptismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus; tornamo-nos de Cristo e somos incorporados na Igreja e feitos participantes na sua missão” (CIC 1213).

“Ide, pois, fazei discípulos de todas as nações, baptizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinai-lhes a cumprir tudo quanto vos mandei” (Mt 28,19-20).

Crianças

PREPARAR    

 

Em que Igreja o Baptismo se pode celebrar?
Os baptismos celebram-se na igreja paroquial da residência dos pais ou noutra igreja paroquial que os pais queiram escolher.

Como fazer a pré-marcação do Baptismo na igreja paroquial?
O contacto, para a pré-marcação do Baptismo, deve ser feito com a igreja paroquial onde pretendem celebrar o Baptismo. Em São Nicolau ou Santa Madalena as pré-marcações aceitam-se nos seguintes períodos:

  • Em São Nicolau | Sábado entre as 10h00 e as 11h30, entre as 14h30 e as 16h00, ou entre as 18h00 e as 20h00; Domingos entre as 13h30 e as 17h00.
  • Em Santa Maria Madalena | Sábado entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h30 e as 17h00; Domingo (excepto o último Domingo do mês) entre as 15h00 e as 17h00.

Onde decorre o processo preparatório do Baptismo?
O processo decorre habitualmente na Paróquia da residência dos pais. A acontecer em São Nicolau e Santa Madalena, inicia-se pelo menos com um mês antes do Baptismo.
Se os pais, residindo noutra paróquia, desejarem que o baptismo seja celebrado em São Nicolau ou Santa Madalena, devem pedir a transferência de baptismo na paróquia de origem, onde será elaborado o processo e onde se fará a preparação dos pais e padrinhos.
Se os Pais, residirem ou participarem na vida das nossas Paróquias, o processo do baptismo e as reuniões preparatórias para os pais e padrinhos, realizam-se em São Nicolau.

Quais são os documentos necessários que os pais devem entregar em São Nicolau?
Preencher o formulário e enviá-o online ou para cartorio@paroquiasaonicolau.pt.
Enviar ou entregar, logo que possível, os restantes documentos: Cédula de nascimento da criança; bilhetes de identidade (cartões de cidadãos) dos pais; a transferência de baptismo (sendo de outra paróquia) e o certificado de Crisma dos padrinhos.

Requisitos necessários para se ser padrinho ou madrinha de baptismo
O baptizando terá um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha (can. 873).  Para alguém assumir o múnus de padrinho requer-se que: possua aptidão e intenção de desempenhar este múnus, tenha completado 16 anos; seja católico; já tenha recebido a Confirmação ou Crisma; Se casado, tenha celebrado o Sacramento do Matrimónio; leve uma vida consentânea com a fé e o múnus que vai desempenhar.

Reuniões de preparação de Pais e Padrinhos
Após o processo estar finalizado e caso o baptismo se realize nas nossas paróquias haverá, no mínimo, duas reuniões para os Pais e Padrinhos, com um sacerdote da paróquia.

Se o processo se realizou fora e o Baptismo se celebra nas nossas paróquias, após a entrega do documento de transferência, haverá, no mínimo, uma reunião, para pais e padrinhos, com um sacerdote da Paróquia.

CELEBRAR

Os pais e padrinhos são convidados a fazerem a sua preparação espiritual e a confessarem-se para uma participação consciente e activa na celebração do Baptismo dos seus filhos ou afilhados.

Os pais e padrinhos são convidados a fazerem a preparação litúrgica da celebração do Baptismo, nomeadamente as leituras, a oração dos fiéis, os cânticos…

Adultos (Sacramentos de Iniciação Cristã)

Através dos sacramentos de iniciação cristã – Baptismo, Confirmação e Eucaristia – são lançados os alicerces de toda a vida cristã. Nascidos para uma vida nova pelo Baptismo, os fiéis são efectivamente fortalecidos pelos sacramento da Confirmação e recebem na Eucaristia o Pão da vida eterna (CIC 1212)

PREPARAR    

Quando se celebra o Baptismo em criança, a Eucaristia e o Crisma recebem-se posteriomente. O adulto, (canonicamente considera-se adulto a pessoa com mais de 7 anos de idade), ou catecúmeno, ao celebrar o Baptismo recebe simultanemanete o Crisma e a na Eucaristia a Sagrada Comunhão (Baptismo, Crisma e Eucaristia são os Sacramentos de Iniciação Cristã).

Em que Igreja o Baptismo se pode celebrar?
O baptismo de adultos celebram-se na igreja de São Nicolau ou de Santa Maria Madalena.

Formação dos catecúmenos
Os adultos após a sua inscrição terão um tempo pessoal e comunitário prolongado de formação e preparação, com diversos passos, para a recepção dos sacramentos de iniciação cristã.

Quais são os documentos necessários a entregar na nossa paróquia?
Preencher o formulário e enviá-o online ou para cartorio@paroquiasaonicolau.pt.
Enviar ou entregar, logo que possível, os restantes documentos: cópia do bilhete de identidade (cartão de cidadão);
Após a recepção da inscrição o catecúmeno será contactado pela Paróquia para iniciar a sua formação.

Requisitos necessários para se ser padrinho ou madrinha de baptismo
O catecúmeno terá um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha (can. 873).  Para alguém assumir o múnus de padrinho requer-se que: possua aptidão e intenção de desempenhar este múnus, para alguém poder assumir o múnus de padrinho requer-se que: Tenha completado 16 anos; seja católico; já tenha recebido a Confirmação ou Crisma; Se casado, tenha celebrado o Sacramento do Matrimónio; leve uma vida consentânea com a fé e o múnus que vai desempenhar.

CELEBRAR

O Catecúmeno é convidado a fazer uma preparação espiritual cuidada, juntamente com o padrinho ou madrinha, afim de ter uma participação consciente e activa na celebração dos sacramentos de iniciação cristã.

O Catecúmeno e o padrinho ou madrinha são convidados a fazerem a preparação litúrgica da celebração dos sacramentos de inciação cristã, nomeadamente as leituras, a oração dos fiéis, os cânticos…

@ 2018 | Paróquia de São Nicolau.

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a newsletter da Paróquia de São Nicolau e esteja sempre a par de todas as novidades. Desde já muito obrigado!

Obrigado pela sua subscrição.