BAPTISMO

“Ide, pois, fazei discípulos de todas as nações, baptizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinai-lhes a cumprir tudo quanto vos mandei”
Mt 28,19-20
Baptismo de Crianças

Os baptismos celebram-se na igreja paroquial da residência dos pais ou noutra igreja paroquial que os pais queiram escolher.

O contacto, para a pré-marcação do Baptismo, deve ser feito com a igreja paroquial onde pretendem celebrar o Baptismo. Em São Nicolau ou Santa Madalena as pré-marcações aceitam-se nos seguintes períodos:

• Em São Nicolau | Sábado entre as 10h00 e as 11h30, entre as 14h30 e as 16h00, ou entre as 18h00 e as 20h00; Domingos entre as 13h30 e as 17h00.
  • Em Santa Maria Madalena | Sábado entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h30 e as 17h00; Domingo (excepto o último Domingo do mês) entre as 15h00 e as 17h00.

O processo decorre habitualmente na Paróquia da residência dos pais. A acontecer em São Nicolau e Santa Madalena, inicia-se pelo menos com um mês antes do Baptismo.
Se os pais, residindo noutra paróquia, desejarem que o baptismo seja celebrado em São Nicolau ou Santa Madalena, devem pedir a transferência de baptismo na paróquia de origem, onde será elaborado o processo e onde se fará a preparação dos pais e padrinhos.
Se os Pais, residirem ou participarem na vida das nossas Paróquias, o processo do baptismo e as reuniões preparatórias para os pais e padrinhos, realizam-se em São Nicolau.

Preencher o formulário e enviá-o online ou para cartorio@paroquiasaonicolau.pt.
Enviar ou entregar, logo que possível, os restantes documentos: Cédula de nascimento da criança; bilhetes de identidade (cartões de cidadãos) dos pais; a transferência de baptismo (sendo de outra paróquia) e o certificado de Crisma dos padrinhos.

O baptizando terá um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha (can. 873).  Para alguém assumir o múnus de padrinho requer-se que: possua aptidão e intenção de desempenhar este múnus, tenha completado 16 anos; seja católico; já tenha recebido a Confirmação ou Crisma; Se casado, tenha celebrado o Sacramento do Matrimónio; leve uma vida consentânea com a fé e o múnus que vai desempenhar.

Após o processo estar finalizado e caso o baptismo se realize nas nossas paróquias haverá, no mínimo, duas reuniões para os Pais e Padrinhos, com um sacerdote da paróquia.

Se o processo se realizou fora e o Baptismo se celebra nas nossas paróquias, após a entrega do documento de transferência, haverá, no mínimo, uma reunião, para pais e padrinhos, com um sacerdote da Paróquia.

Baptismo de Adultos

Sacramentos de Iniciação Cristã

O baptismo de adultos celebram-se na igreja de São Nicolau ou de Santa Maria Madalena.

Os adultos após a sua inscrição terão um tempo pessoal e comunitário prolongado de formação e preparação, com diversos passos, para a recepção dos sacramentos de iniciação cristã.

Preencher o formulário e enviá-o online ou para cartorio@paroquiasaonicolau.pt.
Enviar ou entregar, logo que possível, os restantes documentos: cópia do bilhete de identidade (cartão de cidadão);
Após a recepção da inscrição o catecúmeno será contactado pela Paróquia para iniciar a sua formação.

O catecúmeno terá um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha (can. 873).  Para alguém assumir o múnus de padrinho requer-se que: possua aptidão e intenção de desempenhar este múnus, para alguém poder assumir o múnus de padrinho requer-se que: Tenha completado 16 anos; seja católico; já tenha recebido a Confirmação ou Crisma; Se casado, tenha celebrado o Sacramento do Matrimónio; leve uma vida consentânea com a fé e o múnus que vai desempenhar.

Fale connosco