Ano Missionário

Igrejas de Portas Abertas

Acolhimento

Caro visitante, seja muito bem-vindo às nossas igrejas, das Paróquias de São Nicolau e Santa Maria Madalena, que são dedicadas ao louvor de Deus e se encontram ao serviço dos homens.

À Escuta de Deus

Entre nas nossas Igrejas dê pela presença de Deus e esteja à Sua escuta.

Aqui, no silêncio das nossas igrejas dê pela presença de Deus e deixe que a Sua voz ecoe no seu coração;

Aqui, na adoração silenciosa, diante do Santíssimo Sacramento, permita que olhar de Cristo cruze o seu olhar;

Aqui, na oração pessoal, poderá encontrar resposta para as perguntas que o inquietam, abrindo o seu coração e razão ao Espírito Santo e pedindo luz para discernir a sua vida;

Aqui, na vida de piedade, peça a protecção maternal da Virgem Santa Maria e recorra à intercessão dos Santos de tantas devoções;

Aqui, na contemplação e confronto com o belo, pode suscitar-lhe ânimo e dar-lhe asas para ultrapassar tantas situações difíceis que o rodeiam.

Encontro pessoal com Cristo

Neste ano pastoral de 2018-19, no coração da nossa cidade de Lisboa, as Paróquias de São Nicolau e Santa Maria Madalena, continuarão a levar Cristo ao coração de cada pessoa, para que cada pessoa percorra com Cristo o caminho da vida. A vida sacramental, em particular a Santa Missa e a Confissão, e a Adoração permanente do Santíssimo Sacramento são canais extraordinários da Graça de Deus.

Missa

Confissão

Adoração

Caridade Missionária

A missão requer uma comunidade de discípulos e apóstolos que, com novo ardor, linguagens e métodos, levem Cristo ao coração, à razão, e à vida de cada pessoa e de todas as pessoas, transmitindo o Evangelho que permanece inalterado no tempo.

Fora da Paróquia

A missão não está confinada aos limites geográficos da Paróquia. Acentuaremos a nossa ajuda em disponibilidade e voluntários em particular junto dos mais débeis e desfavorecidos.

“Pessoas em situação de sem abrigo”

Manter e reforçar a organização e o serviço que a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Conceição Velha e de São Nicolau realizam de apoio aos “sem abrigo” oferecendo as refeições, em colaboração com os restaurantes que generosamente colaboram e com os muitos voluntários que se dispõem a servir o jantar quente a cerca de 100 pessoas nesta situação, às Segundas, Terças, Quartas e Sextas-feiras.

Apoio ao Pisão e às Irmãs da Caridade

Em países irmãos

As Paróquias de São Nicolau e Santa Maria Madalena reforçarão a sua presença e ajuda testemunhando junto de várias comunidades de países irmãos, de língua portuguesa, as razões comuns da nossa esperança.

“Bolsas de estudo”

Tentaremos alargar o conjunto de amigos de São Nicolau que contribuem regularmente com uma verba mensal para se constituir bolsas de estudo para os alunos, de países de expressão portuguesa, a estudarem em Portugal em diversas cursos do ensino superior, e residentes na Casa de São Nicolau. São 8 os alunos a necessitarem de apoio e as Bolsas de estudo no valor de 400€/mês por aluno podem ser oferecidas na sua totalidade ou parcialmente. Se desejar contribuir, veja aqui.

“Bámu Dá Mon”

Projecto social Bámu Dá Mon (vamos dar as mãos) de apoio à comunidade surda de São Tomé e Príncipe, desenvolve-se na ilha de São Tomé, é liderado por um jovem psicólogo português, que dispôs de 2 anos da sua vida para em São Tomé, implementar o projecto e é apoiado financeiramente por várias instituições e amigos e conta naturalmente com o apoio do Centro Social Paroquial de São Nicolau. Se desejar contribuir, veja aqui.

“Mãos dadas”

O projecto “mãos dadas” especifica-se no apoio concedido, a duas instituições de acolhimento e acompanhamento de rapazes e de raparigas órfãos, que se desenvolve na Diocese do Huambo, em Angola. Todos os anos, em Outubro, enviamos material específico, nomeadamente para as cozinhas e refeitórios e roupa para as crianças e adolescentes acolhidos nas instituições. Se desejar contribuir, veja aqui.

“Bibliotecas”

O projecto “cultura” concretiza-se no apoio às bibliotecas do Seminário Maior do Huambo e do Instituto Superior do Huambo promovendo a recolha, em Portugal junto das bibliotecas públicas e universitárias e bibliotecas pessoais, de um acervo de livros de âmbitos diversos e complementares, no quadro do ensino superior, com o objectivo de integrarem as bibliotecas das respectivas instituições para assim realizarem o serviço, junto dos seus alunos, e do público em geral, para o qual estão vocacionados. Se desejar contribuir, veja aqui.

@ 2018 | Paróquia de São Nicolau.

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a newsletter da Paróquia de São Nicolau e esteja sempre a par de todas as novidades. Desde já muito obrigado!

Obrigado pela sua subscrição.