Select Page

De 3 a 28 de Outubro de 2018, realiza-se a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. O Sínodo, que junta bispos do mundo inteiro, foi convocado pelo Papa Francisco, com o propósito de encontrar respostas para os anseios e dificuldades experimentados pelos jovens dos nossos dias.

Os jovens sentem com especial acutilância o peso da “cultura do descartável” e de uma “globalização da indiferença”, mas são também destinatários privilegiados do convite do Senhor: – “Vinde e vede” – como recorda o Papa Francisco.

“Estou convicto – diz o Papa – de que, não obstante a confusão e o atordoamento darem a impressão de reinar no mundo, este apelo continua a ressoar no vosso espírito para o abrir à alegria completa. Isto será possível na medida em que, mesmo através do acompanhamento de guias especializados, souberdes empreender um itinerário de discernimento para descobrir o projecto de Deus na vossa vida.”

Tenhamos presentes nas nossas orações os trabalhos do Sínodo. Em particular, o Senhor D. Joaquim Mendes, Bispo-Auxiliar de Lisboa, e pelo Senhor D. António Augusto de Azevedo, Bispo-Auxiliar do Porto, que estão presentes no encontro como representantes da Conferência Episcopal Portuguesa.