Atribui-se a São Domingos de Gusmão, século XIII, fundador da Ordem dos Pregadores (dominicanos) a introdução do Rosário na oração da Igreja. Dias antes da batalha naval de Lepanto, em 7 de outubro de 1571, o Papa São Pio V, pediu aos fiéis que rezassem o rosário, colocando o cristianismo na Europa sob a protecção da Mãe do Céu. A 13 de Outubro de 1917, Nossa Senhora fez a sua última aparição na Cova da Iria. Aí se apresentou como Senhora do Rosário, pedindo aos Pastorinhos que rezassem diariamente o terço e que espalhassem a devoção ao seu Imaculado Coração. Foi também a 13 de Outubro de 1917 que se deu o milagre do sol, testemunhado por mais de cinquenta mil pessoas que se haviam dirigido à Cova da Iria na expectativa de aí encontrar traços da presença da Mãe do Céu.

Outubro é, por estas razões, um mês especialmente dedicado a Nossa Senhora e à devoção do Santíssimo Rosário. Na Paróquia de São Nicolau, além dos horários habituais de recitação do terço, que podem ser consultados aqui, rezaremos o terço diariamente, de Segunda a Sexta-feira, após a Santa Missa das 22 horas. Teremos especialmente presentes nas nossas intenções o Sínodo dos Bispos que decorre durante este mês, e também a preservação da unidade da Igreja, pela qual o Santo Padre tanto tem pedido que se reze.

No final do terço, rezam-se as orações À Vossa Protecção e São Miguel Arcanjo, defendei-nos, conforme pediu o Papa Francisco.

Clique nas pagelas seguintes para fazer o download em formato PDF.