Na madrugada de 8 para 9 de Dezembro, realizou-se na Paróquia de São Nicolau uma vigília de oração, com recitação meditada do Terço e oração de completas.

A vigília culminou com a celebração da Missa Rorate.

A Missa Rorate, que recebe o seu nome do introito da Missa votiva de Nossa Senhora durante o Advento (“Rorate, caeli, desuper, et nubes pluant justum, aperiatur terra, et germinet Salvatorem.” Is, 45, 8), é uma tradicional devoção de Advento em que a Missa honrando especialmente Nossa Senhora é celebrada pela noite, exclusivamente à luz das velas. Este contracenar da luz e da escuridão relaciona-se especialmente com o significado do Advento e da vinda, por Nossa Senhora, da Luz do mundo. Por ser Missa em honra de Nossa Senhora o sacerdote veste os paramentos brancos em vez dos habituais roxos do Advento, antecipando a glória que há-de vir.

A Missa foi celebrada no dia 9, pois já passava da meia-noite, pelo que não cumpriu o preceito do dia 8, dia de Missa obrigatória por ser dia da Imaculada Conceição, Rainha de Portugal.

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a newsletter da Paróquia de São Nicolau e esteja sempre a par de todas as novidades. Desde já muito obrigado!

Obrigado pela sua subscrição.