Select Page

Sacramentos

Baptismo

O Santo Baptismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo baptismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus; tornamo-nos de Cristo e somos incorporados na Igreja e feitos participantes na sua missão” (CIC 1213).

“Ide, pois, fazei discípulos de todas as nações, baptizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinai-lhes a cumprir tudo quanto vos mandei” (Mt 28,19-20).

 

BAPTISMO DE CRIANÇAS

 

Igreja onde o Baptismo se vai celebrar

Os baptismos celebram-se apenas nas igrejas de São Nicolau e de  Santa Maria Madalena, habitualmente nos seguintes horários:

  • Igreja de São Nicolau – Sábado 10h-12h e 14h30-16h; Domingos  12h30-17h.
  • Igreja de Santa Maria Madalena: Sábado 10h-13h e 14h30-17h; Domingo 15h-17h.

 

Processo preparatório do Baptismo

O processo para o Baptismo faz-se habitualmente na Paróquia da Residência e deve iniciar-se, com tempo suficiente de antecedência.

Quando o processo decorre nas nossas Paróquias deve iniciar-se com o  cartório paroquial, pelo menos com 1 mês antes da data pretendida.

 

Documentos necessários

São necessários os seguintes documentos para entregarem na Paróquia onde se realiza o processo de preparação para o Baptismo: Cédula de nascimento da criança; Bilhetes de identidade (Cartão de Cidadão) dos pais; Sendo de outra paróquia, os pais têm de pedir a transferência de baptismo na paróquia de origem, onde serão elaborados o processo e a preparação dos pais e padrinhos; O documento de transferência deve ser entregue na Paróquia onde se  realiza o baptismo; Certificado de Crisma dos Padrinhos.

 

Observações sobre os Padrinhos

De acordo com o Direito Canónico, para alguém poder assumir o múnus de padrinho requer-se queTenha completado 16 anos; Seja católico; Já tenha recebido a Confirmação ou Crisma ; Se casado, tenha celebrado o Sacramento do Matrimónio; Leve uma vida consentânea com a fé e o múnus que vai desempenhar.

 

Reuniões de preparação de Pais e Padrinhos

  • Se o processo e a celebração do baptismo se fazem nas nossas Paróquias  haverá duas reuniões preparatórias do Baptismo para os Pais e Padrinhos, a marcar pelo cartório.  As reuniões só se podem realizar após  o processo estar finalizado.
  • Se o processo se realizou noutra Paróquia e o Baptismo se celebra nas nossas Paróquias, haverá apenas uma reunião, dos pais e se possível dos padrinhos, com o sacerdote que celebrará o baptismo para preparar a liturgia baptismal. A reunião só se pode realizar após a recepção do formulário respectivo e da entrega do documento de transferência.

 

Formulários

 

 

BAPTISMO DE ADULTOS (Sacramentos de Iniciação Cristã)

 

Através dos sacramentos de iniciação cristã – Baptismo, Confirmação e Eucaristia – são lançados os alicerces de toda a vida cristã. Nascidos para uma vida nova pelo Baptismo, os fiéis são efectivamente fortalecidos pelos sacramento da Confirmação e recebem na Eucaristia o Pão da vida eterna (CIC 1212)

Quando se recebe o Baptismo em criança, a Eucaristia e o Crisma recebem-se posteriomente. O adulto, (canonicamente considera-se adulto a pessoa com mais de 7 anos de idade), abaixo desigando como catecúmeno,  ao receber o Baptismo recebe simultanemanete o Crisma e a na Eucaristia a Sagrada Comunhão (Baptismo, Crisma e Eucaristia são os Sacramentos de Iniciação Cristã).

 

Catecúmenos

Os adultos após a sua inscrição terão um tempo pessoal e comunitário de preparação para a recepção dos sacramentos de iniciação cristã.

 

Formulário

O formulário de inscrição (clique para download) para os adultos (catecúmenos) deve ser preenchido e enviado para cartorio@paroquiasaonicolau.pt. Após a  recepção da inscrição o catecúmeno será  contactado pela Paróquia para iniciar a sua formação.

Crisma

“Com o Baptismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos « sacramentos da iniciação crista », cuja unidade deve ser salvaguardada. Por isso, é preciso explicar aos fiéis que a recepção deste sacramento é necessária para a plenitude da graça baptismal. Com efeito, os baptizados « pelo sacramento da Confirmação são mais perfeitamente vinculados à Igreja, enriquecidos com uma força especial do Espírito Santo e deste modo ficam mais estritamente obrigados a difundir e a defender a fé por palavras e obras, como verdadeiras testemunhas de Cristo.” (CIC 1285)

“Bem cedo, para melhor significar o dom do Espírito Santo, se acrescentou à imposição das mãos uma unção com óleo perfumado (Crisma). Esta unção ilustra o nome de “cristão”, que significa “ungido”, e que vai buscar a sua origem ao próprio nome de Cristo, aquele que “Deus ungiu com o Espírito Santo”(Act 10,38). E este rito da unção mantém-se até aos nossos dias, tanto no Oriente como no Ocidente. (…) No Ocidente, o nome de Confirmação sugere que este sacramento confirma o Baptismo e, ao mesmo tempo, consolida a graça baptismal.” (CIC, 1289)

 

CELEBRAR O CRISMA

 

Inscrição  para o Crisma

Admitem-se à celebração do sacramento do Crisma os Jovens e Adultos, católicos, que façam a respectiva preparação e que estejam nas condições canónicas para receber o Sacramento. A ficha de inscrição deve ser entregue (clique para download) até finais de Abril, deve ser enviada para cartorio@paroquiasaonicolau.pt, ou entregar no acolhimento de São Nicolau ou na capelania da UCP. Pode também preencher online (consultar abaixo)

 

Local e data do Crisma

O Crisma celebra-se na Igreja de São Nicolau. Em 2017 no dia 24 de Junho, Sábado, às 19h, em Missa presidida pelo Senhor Patriarca.

 

Preparação para o Crisma

As reuniões de preparação para o Crisma desenrolam-se às 2ªas feiras , a 8, 15 e 29 de Maio e a 5 e 19 de Junho, na Igreja de São Nicolau.

 

Padrinho ou madrinha

O padrinho ou a madrinha  deve ser diferente dos pais e do cônjuge e se possível deve escolher-se, de preferência, quem desempenhou essa função no baptismo. Para alguém poder ser padrinho/madrinha requer-se que tenha completado dezasseis anos de idade, seja baptizado, ; tenha recebido a santíssima Eucaristia, seja crismado, não esteja junto ou só casado no civil, participe na Eucaristia aos Domingos. (cf. Cânone 874 CDC). O padrinho deve apresentar a sua certidão de baptismo.

 

Formulário de inscrição

DADOS DO CRISMANDO

Nome do Crismando

Data de Nascimento (AAAA-MM-DD)

Residente

Código Postal

Local

Telefone

Email de Contacto

Profissão

Batizado na Paróquia de

Data de Baptismo (AAAA-MM-DD)

Estado Civil

(se casado na Paróquia de)

Data de Casamento (AAAA-MM-DD)

Pai

Mãe


DADOS DO PADRINHO / MADRINHA

Nome do Padrinho / Madrinha

Data de Nascimento (AAAA-MM-DD)

Morada

Código Postal

Local

Telefone

Email

Profissão

Baptizado/a na Paróquia de

Data do Baptismo (AAAA-MM-DD)

Crismado/a na Paróquia de

Data do Crisma (AAAA-MM-DD)

Estado Civil

(se casado na Paróquia de)

Data de Casamento (AAAA-MM-DD)

Eucaristia

“A Eucaristia é encontro e união de pessoas; mas a pessoa que vem ao nosso encontro e deseja unir-se a nós é o Filho de Deus (…) para nos tronarmos um só com Ele”

Igreja de São Nicolau

Dominicais

  • Sábado (antecipadas de Domingo)  17h; 22h
  • Domingos e Dias Santos de guarda 11h30 ; 19h15 ; 22h
  • 1º Domingo do Mês| São Nicolau | 11h30|Irmandade do Santíssimo de São Nicolau

Feriais

  • De Segunda a Sexta-feira – 08h15 ( Forma Extraordinária  – Quartas e Quintas-feiras);12h30 ; 19h15; 22h
  • Sábado – 12h30; 19h00 ( Forma Extraordinária )
  • Às 5ªs. feiras | São Nicolau | 22h | Residentes na Casa de São Nicolau
  • 1ª segunda feira do mês| São Nicolau | 22h  | Com Famílias
  • 2ª  quarta-feira do mês | São Nicolau | 19h15 | Voluntários Lar Nossa Senhora da Vitória

 

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Feriais

  • De Segunda a Sexta-feira – 13h10

 

Igreja de Nossa Senhora da Vitória

Dominicais

  • Domingos e Dias Santos de guarda – 11h

Feriais

  • De Segunda a Sexta-feira – 11h30

 

Igreja de Santa Maria Madalena

Dominicais

  • Domingos e Dias Santos de guarda – 10h30; 12h15 (Madalena – Comunidade Filipina, em Tagalog); 16h (Comunidade Angola, no último Domingo do mês)

Feriais

  • De Segunda a Sexta-feira – 17h45

 

Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha

Dominicais

  • Domingos e Dias Santos de guarda – 11h (Conceição Velha – em inglês); 12h30 (2º Domingo do mês – Irmandade do Santíssimo)

Feriais

  • De Terça a Sexta-feira – 13h00
Matrimónio

O pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole, entre os baptizados foi elevado por Cristo Nosso Senhor à dignidade de sacramento” (CIC, 1601)

 

Igrejas onde o Matrimónio se pode celebrar

Os Matrimónios podem celebrar-se nas igrejas de São Nicolau, de  Santa Maria Madalena e de Nossa Senhora da Conceição Velha.

  • Igreja de São Nicolau – Sábado 10h-12h e 14h30-16h; Domingos  12h30-17h.
  • Igreja de Santa Maria Madalena: Sábado 10h-13h e 14h30-17h; Domingo 15h-17h.
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição: Sábado 10h-17h; Domingo 14h-17h.

 

Processo preparatório do Matrimónio

O processo para o Matrimónio faz-se habitualmente na Paróquia da Residência da noiva e deve iniciar-se, com tempo suficiente de antecedência.

Quando o processo decorre nas nossas Paróquias deve iniciar-se no  cartório paroquial, pelo menos com 3 meses antes da data pretendida.

 

Documentos necessários

São necessários os seguintes documentos para entregarem na Paróquia onde se realiza o processo de preparação para o Matrimónio: Cópia dos Bilhetes de identidade (Cartão de Cidadão) dos pais e padrinhos e certidão de Baptismo dos noivos  …

Tendo tratado do processo do Matrimónio noutra Paróquia e celebrando o Matrimónio na nossa Paróquia  devem entregar o Certificado matrimonial de Nada Obsta emitido pelo Patriarcado e o Certificado Civil para Casamento Católico, 2 semanas antes do Matrimónio.

 

Reuniões de preparação dos Noivos

Se o processo e a celebração do Matrimónio se faz  nas nossas Paróquias  haverá um conjunto de reuniões preparatórias.  As reuniões só se podem realizar após  o processo ter sido iniciado no Cartório.

Se o processo se realizou noutra Paróquia e o Matrimónio  se celebra nas nossas Paróquias, haverá apenas as reuniões necessárias com os Noivos para preparar a liturgia do Matrimónio.

Aconselha-se sempre aos Noivos que participe num curso de Preparação Matrimonial.

 

Formulários

Se o processo decorre nas nossas Paróquias ou se o Matrimónio é celebrado nas nossas Paróquias, deve-se preencher o formulário (clique para download)enviá-lo para cartorio@paroquiasaonicolau.pt.

Ordem

“A Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Jesus aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos; é portanto, o sacramento do ministério apostólico. E compreende três graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconato.” (CIC, 1536)

 

Em 2016 foram ordenados dois sacerdotes da nossa Paróquia, o Pe. Marcos Martins e o Pe. Manuel Tiago.

Em 2017 são oito os seminaristas da nossa Paróquia que se encontram nos Seminários Diocesanos do Patriarcado num percurso de formação que culminará, assim pedimos ao Senhor, nas suas ordenações diaconais e sacerdotais.

Habitualmente, no1º Domingo de Advento, o Senhor Cardeal Patriarca ordena aqueles que o Seminário Maior lhes apresenta para a ordem de Diácono.

Habitualmente no Domingo mais próximo de 29 de Junho (Dia de São Pedro e São Paulo) o Senhor Patriarca ordena aqueles que o Seminário Maior lhe apresenta para receberem a Ordem de Presbítero.

Rezemos ao Senhor, para que dê muitas e santas vocações sacerdotais à nossa Igreja de Lisboa.

Reconciliação

“A confissão ajuda a formar a consciência, a lutar contras as más inclinações, a deixar-se curar por Cristo, a progredir na vida do Espírito”

 

Igreja de São Nicolau

REGULAR

  • Domingo  17h- 20h30;  21h30 – 23h
  • 2ª e 4ª feira  10h- 13h ; 15h- 20h30
  • 3ª e 5ª feira  10h -13h; 15h – 20h30; 21h30 – 23h
  • 6ª feira  10h-20h30;  21h30 -23h
  • Sábado  10h-13h (primeiro sábado de cada mês) ;15h- 19h

NOS DIAS DE RECONCILIAÇÃO E MISERICÓRDIA

  •  Sextas-feiras da Quaresma  das 10h às 23h
  • Sábado (25 de março) – das 10h-17h

SEMANA SANTA

  • 2ª, 3ª , 4ª e  6ª feira Santa  10h- 24h00
  • 5ª feira Santa  14h –  02h00
  • Sábado Santo  10h -19h00
Santa Unção

“A atenção e a cura pastoral pelos enfermos, se por um lado é sinal da ternura de Deus por aqueles que se encontram no sofrimento, por outro traz benefício espiritual também aos sacerdotes e a toda a comunidade cristã, na consciência de que o que fazemos aos mais pequeninos, é ao próprio Jesus que o fazemos” (cf. Mt 25, 40).

 

Inscrição  para a Santa Unção

Admitem-se à celebração do sacramento da Unção dos Doentes a quem esteja nas condições canónicas requeridas e nã tenha recebido a Santa Unção no último ano pela mesma razão Os  doentes que desejem receber a Santa Unção devem previamente confessar-se. A ficha de inscrição deve ser entregue até dia 25 de Março, através de inscrição online, enviar  para cartorio@paroquiasaonicolau.pt, entregar no acolhimento de São Nicolau.

Local e data da Santa Unção

A Unção dos Enfermos  celebra-se na Igreja de São Nicolau. Em 2017 no dia 2 de Abril, Domingo, às 11h30, na Missa Paroquial.