Sacramentos de Estado de Vida

Matrimónio

O pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole, entre os baptizados foi elevado por Cristo Nosso Senhor à dignidade de sacramento” (CIC, 1601)

Igrejas onde o Matrimónio se pode celebrar

Os Matrimónios podem celebrar-se nas igrejas de São Nicolau, de  Santa Maria Madalena e de Nossa Senhora da Conceição Velha.

• Igreja de São Nicolau – Sábado 10h-12h e 14h30-16h; Domingos  12h30-17h.
  • Igreja de Santa Maria Madalena: Sábado 10h-13h e 14h30-17h; Domingo 15h-17h.
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição: Sábado 10h-17h; Domingo 14h-17h.

Processo preparatório do Matrimónio

O processo para o Matrimónio faz-se habitualmente na Paróquia da Residência da noiva e deve iniciar-se, com tempo suficiente de antecedência, cerca de 6 meses.

Quando o processo decorre nas nossas Paróquias deve iniciar-se no  cartório paroquial, pelo menos com 3 meses antes da data pretendida.

Documentos necessários

São necessários os seguintes documentos para entregarem na Paróquia onde se realiza o processo de preparação para o Matrimónio: Cópia dos Bilhetes de identidade (Cartão de Cidadão) dos pais e de 2 testemunhas  e certidão de Baptismo dos noivos.

Tendo tratado do processo do Matrimónio noutra Paróquia e celebrando o Matrimónio na nossa Paróquia  devem entregar o Certificado matrimonial de Nada Obsta emitido pelo Patriarcado e o Certificado Civil para Casamento Católico, 2 semanas antes do Matrimónio.

Reuniões de preparação dos Noivos

Se o processo e a celebração do Matrimónio se faz  nas nossas Paróquias  haverá um conjunto de reuniões preparatórias.  As reuniões só se podem realizar após  o processo ter sido iniciado no Cartório.

Se o processo se realizou noutra Paróquia e o Matrimónio  se celebra nas nossas Paróquias, haverá apenas as reuniões necessárias com os Noivos para preparar a liturgia do Matrimónio.

Aconselha-se sempre aos Noivos que participe num Curso de Preparação Matrimonial- CPM (clique aqui para saber mais informações)

Formulários

Se o processo decorre nas nossas Paróquias ou se o Matrimónio é celebrado nas nossas Paróquias, deve-se preencher este formulário (clique para download)enviá-lo para cartorio@paroquiasaonicolau.pt, ou entregá-lo no Acolhimento de São Nicolau

Ordem

“A Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Jesus aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos; é portanto, o sacramento do ministério apostólico. E compreende três graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconato.” (CIC, 1536)

Em 2016 forma ordenados dois sacerdotes da nossa Paróquia, o Pe. Marcos Martins e o Pe. Manuel Tiago.

Em 2017 são oito os seminaristas da nossa Paróquia que se encontram nos Seminários Diocesanos do Patriarcado num percurso de formação que culminará, assim pedimos ao Senhor, nas suas ordenações diaconais e sacerdotais.

Habitualmente, no1º Domingo de Advento, o Senhor Cardeal Patriarca ordena aqueles que o Seminário Maior lhes apresenta para a ordem de Diácono.

Habitualmente no Domingo mais próximo de 29 de Junho (Dia de São Pedro e São Paulo) o Senhor Patriarca ordena aqueles que o Seminário Maior lhe apresenta para receberem a Ordem de Presbítero.

Rezemos ao Senhor, para que dê muitas e santas vocações sacerdotais à nossa Igreja de Lisboa.