Pastoral Familiar

BAPTISMO E FAMÍLIA

Os Pais e o Baptismo

Os Pais ao pedirem o Baptismo para os seus filhos, pedem o que de mais importante a Igreja tem a conceder:  a graça inestimável de tornarem o seus filhos, pelo Baptismo, filhos de Deus. É importante que os pais reconheçam  e não descurem o seu papel essencial de sustentar a vida que Deus lhes confiou. Para que a graça de Deus se  possa desenvolver é muito importante a ajuda dos pais, por isso se requer a preparação devida.

Os Padrinhos e o Baptismo

O papel do Padrinho e da madrinha  são igualmente importantes complementando os pais no acompanhamento da criança que vai ser baptizada. Por esta razão a Igreja pede que os padrinhos sejam pessoas de fé sólida, capazes e preparados para ajudar o novo baptizado, no seu caminho de vida cristã.

MATRIMÓNIO E FAMÍLIA

Processo preparatório do Matrimónio

O processo para o Matrimónio faz-se habitualmente na Paróquia da Residência da noiva e deve iniciar-se, com tempo suficiente de antecedência, cerca de 6 meses.

Quando o processo decorre nas nossas Paróquias deve iniciar-se no  cartório paroquial, pelo menos com 3 meses antes da data pretendida.

Documentos necessários

São necessários os seguintes documentos para entregarem na Paróquia onde se realiza o processo de preparação para o Matrimónio: Cópia dos Bilhetes de identidade (Cartão de Cidadão) dos pais e de 2 testemunhas  e certidão de Baptismo dos noivos  …

Tendo tratado do processo do Matrimónio noutra Paróquia e celebrando o Matrimónio na nossa Paróquia devem entregar o Certificado matrimonial de Nada Obsta emitido pelo Patriarcado e o Certificado Civil para Casamento Católico, 2 semanas antes do Matrimónio.

Reuniões de preparação dos Noivos

Se o processo e a celebração do Matrimónio se faz  nas nossas Paróquias  haverá um conjunto de reuniões preparatórias.  As reuniões só se podem realizar após  o processo ter sido iniciado no Cartório.

Se o processo se realizou noutra Paróquia e o Matrimónio  se celebra nas nossas Paróquias, haverá apenas as reuniões necessárias com os Noivos para preparar a liturgia do Matrimónio.

Formulário

Se o processo decorre nas nossas Paróquias ou se o Matrimónio é celebrado nas nossas Paróquias, deve-se preencher o este formulário (clique para download), enviá-lo para cartorio@paroquiasaonicolau.pt, ou entregá-lo no Acolhimento de São Nicolau

CPM – Cursos de Preparação para o Matrimónio

Aconselha-se sempre aos Noivos que participe num Curso de Preparação Matrimonial- CPM (clique aqui para saber mais informações)

Formação em Família

Se desejar alguma formação no âmbito da sua família ou integrar alguma equipa de encontro entre famílias, pode marcar na Paróquia um encontro de atendimento com um dos sacerdotes.