Círculo de Benfeitores e Amigos

“Vinde a mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração” (Mt 11,28-29)

No coração da cidade de Lisboa pode encontrar o pulsar deste Coração: na celebração dos sacramentos, na adoração eucarística, na experiência do silêncio e oração, na vida da comunidade, no apostolado, no acolhimento dos mais sós, na ousadia da caridade. A Fonte da Vida, que é o Coração de Cristo, brota contínua e generosamente nos gestos da Igreja que é o espaço da sua manifestação e da Sua presença.  Integre o Círculo de Benfeitores e Amigos das Paróquias de São Nicolau e Santa Maria Madalena

Dê 0,5% do seu IRS

Não desista do bem do próximo. Ajude-nos a ajudar. Quando preencher a sua Declaração de Rendimentos coloque no campo 1101, do Quadro 11, o NIF 503290700. Deste modo vai poder doar 0,5% do IRS que já pagou ao Estado ao Centro Social e Paroquial de São Nicolau. Com um simples gesto pode ajudar sem gastar. Precisamos de Si!

Côngrua Paroquial

É a forma habitual de prover às necessidades da Igreja para que a paróquia disponha do necessário à celebração dos sacramentos, adoração do Santíssimo, culto divino, apostolado e evangelização, construção da comunidade, exercício da caridade e sustentação do clero.

A Igreja sugere que partilhe com a sua paróquia um dia do rendimento do seu agregado familiar. Propomos que partilhe    com esta sua paróquia o valor de 20€ por mês, mas é a sua generosidade que estabelece o limite… Pode transferir a sua Côngrua para o NIB 0033 0000 00145746672 05 ou entregar o seu valor no acolhimento da Igreja de São Nicolau.. Não se esqueça que são os fiéis que sustentam a Igreja.

O dever da Caridade

Recuse desistir do bem do próximo e do bem comum. Em tempos difíceis e de crise como os que se vivem, quando é necessário aprender a gastar menos e a poupar mais, é muito importante que não corte na caridade. Os seus dons e amor fazem toda a diferença. “O amor do próximo, radicado no amor de Deus, é um dever antes de mais para cada um dos fiéis, mas é-o também para a comunidade eclesial inteira” (DCE 21). Deus e o próximo agradecem que desenvolva a linguagem da Caridade.

Pode dar a sua oferta no peditório no fim das Missas do 1º Domingo de cada mês, ou transferir o seu donativo para o NIB 0036.0000.99105888259.19 ou entregar o seu valor no acolhimento da Igreja de São Nicolau.

Precisamos de Si!

Oferta em Géneros alimentares e em vestuário

É de facto muito importante que não corte no exercício da caridade. Há muitas formas de a realizar. Pode oferecer géneros alimentares não perecíveis para a distribuição que o Banco de Solidariedade faz todas as semanas e todos os meses.

Pode também oferecer roupa em bom estado para a distribuição que o Banco Solidário de Roupa faz todas as 4ªs feiras a muitas famílias e pessoas sem abrigo. Entregue a sua oferta na Rua dos Douradores 57, ou deixe-a na mala existente na ala lateral direita da nave da Igreja de São Nicolau. Os seus dons e amor fazem toda a diferença.

Mãos Dadas

A Paróquia de São Nicolau apoia a casa dos rapazes orfãos da Arquidiocese do Huambo, em roupa e em equipamento e reune igualmente um alargado conjunto de livros, das áresa de Direito, Economia, Filosofia, Educação e outras áreas das ciências Humanas, para a biblioteca universitária da futura UCP do Huambo.

Pode fazer a sua oferta para este fim e entregar na Rua dos Douradores 57.

Casa de São Nicolau

A Casa de São Nicolau acolhe neste ano lectivo de 2016-17 dezoito estudantes do ensino superior, sendo 6 portugueses e 12 de países de expressão portuguesa. São acolhidos graciosamente e possibilita-se-lhes uma aprendizagem da vida em família e uma belíssima ocasião de crescimento e formação pessoais. É-lhes igualmente assegurada alimentação e residência, e a alguns deles ajuda no pagamento das propinas e livros. Implica também da parte de cada um a responsabilidade de se empenharem em tarefas de serviço à comunidade local.

Pode transferir  o seu apoio para a bolsa de estudo de um residente na Casa de São Nicolau  através do NIB 0033 0000 00145746672 05 ou entregar o seu valor no acolhimento da Igreja de São Nicolau.

Bolsa de Estudo Seminarista

A Paróquia de São Nicolau desenvolve um tempo forte de oração pelas vocações, pedindo ao Senhor muitas e santas vocações sacerdotais à nossa querida Diocese de Lisboa. Acompanha e ajuda no discernimento os jovens que de coração disponível e sincero abrem a sua alma ao apelo do Senhor.

Actualmente estão no Seminário Maior do nosso Patriarcado 8 seminaristas provenientes da nossa Paróquia. Ajude-nos com o seu donativo para uma Bolsa de Estudo. O montante da bolsa é de 300€ mensais, a comparticipação pode ser feita no seu valor total ou parcial. Pode transferir o seu apoio para a bolsa de estudo de um seminarista através do NIB 0033 0000 00145746672 05 ou entregar o seu valor no acolhimento da Igreja de São Nicolau.

Voluntários

Aos convites feitos para que dê do que tem junta-se um outro mais importante: Dê-se, seja voluntário! Sirva também através dos seus dons e do seu tempo.  Associe-se ao nosso esforço, empreste o seu talento, as suas capacidades, o seu saber e o seu tempo … e faça pulsar ainda mais o “coração” da nossa cidade ao ritmo do próprio coração de Deus. Seja voluntário. Preencha a ficha de inscrição e ofereça um pouco de si, das suas qualidades e do seu tempo.

Precisamos de Si! Faça-se Voluntário!