Centro Social de São Nicolau

QUEM SOMOS

A prática da caridade deve constituir uma marca impressiva da vida de uma comunidade cristã. Ela espelha o desejo sincero de uma doação aos outros; de um serviço aos homens todos, e a cada homem no seu todo. Esta história de amor é um convite pessoal feito a cada católico, que é chamado a traduzi-la, vivê-la e aprofundá-la, sem esquecer nunca o Evangelho que nos recorda:  “Não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita”.

Mas a caridade pressupõe também a acção solidária organizada das comunidades. É neste âmbito que se insere o trabalho do Centro Social Paroquial de São Nicolau, uma instituição particular de solidariedade social ligada à Paróquia de São Nicolau, que procura, através das suas respostas sociais, tornar o desafio da caridade cristã presente no centro de Lisboa.

Esta acção é parte integrante de um dever da Paróquia:  “A Igreja enquanto comunidade deve praticar o amor. (…) O amor tem necessidade de organização para um serviço comunitário ordenado.”

Cada um de nós pode colaborar de múltiplas maneiras nas formas organizadas de serviço aos irmãos.