☎ +351 218 879 549 ✉ geral@paroquiasaonicolau.pt 🕐 Dom: 10:00 - 23:30 🕐 Seg - Sáb: 8:00 - 23:00

CARIDADE

Minimizar a pobreza absoluta

O Banco de Solidariedade Alimentar desenvolve junto da comunidade gestos de partilha e dádiva, em favor das famílias mais carenciadas. O Banco possui diferentes respostas, em função das necessidades dos beneficiários. Distribuímos um cabaz semanal de alimentos frescos e não-perecíveis a 25 famílias. Em regime mensal, prestamos auxílio a 150 famílias. Por ocasião do Natal e da Páscoa, o apoio alarga-se a 200 agregados familiares.

O Banco Solidário de Roupa providencia vestuário e roupa de cama a pessoas carenciadas. Os beneficiários são acompanhados pelo serviço social da Paróquia, que analisa a sua situação individual ou familiar, para determinar a melhor forma de ajudar. Paralelamente, o Banco Solidário de Roupa apoia também as pessoas em situação de sem-abrigo.

O serviço social da Paróquia acompanha diversas famílias com dificuldades financeiras, apoiando famílias em situação de carência reconhecida, ou seja sem condições para pagar a luz, a água ou a renda, ou na prestação de auxílio no apoio à educação de menores que lhe sejam dependentes.

Todas as Segundas, Terças, Quartas e Sextas-feiras se distribui o jantar quente a cerca de 100 pessoas na situação de sem-abrigo. Os alimentos são confeccionados por restaurantes que generosamente colaboram com este projecto e distribuídos por voluntários sob coordenação da Irmandade da Conceição Velha. No Domingo anterior ao Natal, a Irmandade promove também uma celebração natalícia na Conceição Velha e, em seguida, serve uma refeição aos mais carenciados, habitualmente no Pátio da Galé.

Diminuir o impacto da solidão

O Convívio de São Nicolau acolhe 32 idosos da Baixa, desenvolvendo actividades ocupacionais e promovendo uma dinâmica de integração social. Proporciona um acompanhamento personalizado aos utentes, além das tardes de convívios, acções formativas, momentos de lazer, visitas, peregrinações, etc.

A solidão e o isolamento continuam a estar entre os principais problemas dos idosos residentes na Baixa. A Paróquia proporciona-lhes o necessário acompanhamento, através de contactos habituais e de visitas, contribuindo para o aumento da sua auto-estima e mobilidade.

Proporcionar residência e conforto

A Casa de Nossa Senhora da Vitória é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com uma história de séculos ao serviço da caridade. Actualmente, mantém dois lares, que funcionam na Baixa e na Graça.

A Casa de Nossa Senhora da Vitória proporciona alojamento, conforto e acompanhamento a mais de 40 idosos e doentes. O lar situa-se na Rua do Crucifixo, na Baixa.

O Lar da Graça, situado na Rua Josefa Maria, proporciona alojamento, conforto e acompanhamento a mais de 80 idosos e doentes

Colaborar na Educação e Orientar

A Casa de São Nicolau acolhe 18 jovens estudantes provenientes do espaço lusófono, oferecendo estadia, alimentação, apoio no estudo e formação humana e espiritual.

A Sala de Estudo acolhe estudantes, providenciando um espaço e ambiente de estudo tranquilo e, quando necessário e dentro do possível, com acompanhamento de professores.

Acolher e estar em Missão

A Porta está Aberta para acolher a pessoas com necessidades muito diversas, procurando responder aos seus problemas, de ordem pessoal e familiar. O acolhimento e a triagem dos problemas pode conduzir a respostas específicas existentes em São Nicolau; nomeadamente no apoio no âmbito psicológico, jurídico, social e espiritual, estendendo-se assim as mãos a quem, em situações muito diversas mais precisa.

Quando se verifica no acolhimento e triagem não existirem as condições de resposta que se considerem adequadas, as pessoas que nos procuram são encaminhadas para outras instituições que tenham respostas próprias e mais habilitadas.

“Bámu Dá Mon”

Projecto social Bámu Dá Mon (vamos dar as mãos) de apoio à comunidade surda de São Tomé e Príncipe, desenvolve-se na ilha de São Tomé, liderado por um jovem psicólogo português que dispões dois anos da sua vida para em São Tomé implementar o projecto. Apoiado financeiramente por uma instituição e donativos de particulares, conta com o apoio do Centro Social Paroquial de São Nicolau.

“Mãos dadas”

O projecto “mãos dadas” especifica-se no apoio concedido, a duas instituições de acolhimento e acompanhamento de rapazes e de raparigas órfãos, que se desenvolve na Diocese do Huambo, em Angola. Todos os anos, em Outubro, enviamos material específico, nomeadamente para as cozinhas e refeitórios e roupa para as crianças e adolescentes acolhidos nas instituições.

“Bibliotecas”

Em Missão é um projecto de apoio ao Seminário Maior do Huambo e ao Instituto Superior do Huambo que promove a recolha de um acervo de livros, no âmbito do ensino superior, com o objectivo de integrarem as respectivas bibliotecas das instituições para o serviço público que realizam. Até à data, foram já enviados mais de 20.000 títulos nas diversas áreas do saber, em particular no âmbito das ciências humanas e da teologia.

Ajude-nos a Ajudar

Pedimos a cada paroquiano: não desista do bem do próximo! Em tempos de contenção, quando é necessário aprender a gastar menos e a poupar mais, é muito importante que não se corte na caridade.

DEUS E O PRÓXIMO AGRADECEM QUE DESENVOLVA NA SUA VIDA A LINGUAGEM DA CARIDADE!

Entregue na portaria, na Rua dos Douradores, 57, bens alimentares perecíveis ou não perecíveis ou coloque no cabaz existente na Igreja os bens alimentares não perecíveis. As suas ofertas permitem aumentar e melhorar os cabazes de bens alimentares que se distribuem em ritmo semanal e em ritmo mensal a famílias carenciadas.

Entregue na portaria, na Rua dos Douradores, 57, a roupa de cama ou vestuário de homem ou mulher, de criança, jovem ou adulto, no melhor estado que lhe seja possível. A sua oferta ajudará na distribuição semanal e minorará as dificuldades de muitos, podendo igualmente contribuir com roupa de criança e adolescente para se enviar para o Huambo.

Pode dar um donativo único ou fazê-lo de forma regular para o exercício da caridade. Faça o seu donativo, entregue no acolhimento da Paróquia ou coloque-o na caixa de esmolas da Igreja. Se desejar recibo entregue o seu donativo no acolhimento ou por transferência e envie o comprovativo do donativo e o seu NIF. Se desejar contribuir, veja aqui o NIB da Conta Caridade.

Destine 0,5% do seu IRS ao Centro Social Paroquial de São Nicolau, se o fizer está a ajudar ao exercício da caridade. Ao preencher a sua declaração de IRS, indique a opção “Instituição Particular de Solidariedade Social” e o contribuinte nº 503290700. Se desejar contribuir, veja aqui.

No primeiro Domingo de cada mês, no peditório que se faz no final de cada Missa, reforce a sua esmola e ajude assim a aumentar o peditório cujo montante se destina a apoiar financeiramente, de forma mensal, algumas famílias mais carenciadas que necessitam do nosso apoio.

Nas Missas, nas Igrejas das Paróquias de São Nicolau e Santa Maria Madalena, seja generoso e aumente, se lhe for possível, a sua esmola nos ofertórios das Missas. Provavelmente não sabe que é uma das formas essenciais de sustentação da vida das nossas Paróquias.

Ao acender fisicamente ou através da Candla, em sistema digital, uma vela, a um dos santos da sua devoção está a ajudar as nossas Paróquia porque também esta é uma das suas formas de sustentação.

A Côngrua Paroquial é a forma habitual dos paroquianos contribuírem para as despesas gerais da Paróquia e para a sustentação do Clero. Quem são os paroquianos? São todos os que participam na vida da Paróquia mesmo que residentes fora da área de circunscrição paroquial. Percebe que manter as igrejas abertas, limpas, com luzes acesas… tem custos elevados. Precisamos da sua ajuda. Se desejar contribuir, veja aqui.

Um conjunto de amigos de São Nicolau contribui já regularmente com uma verba mensal para se constituírem 2 tipos de bolsas de estudo: Bolsa seminarista e Bolsa residente. As Bolsas podem ser oferecidas na sua totalidade ou parcialmente. Cada Bolsa é de 400€/mês por 11 meses. Não se quer associar, tornando-se amigo de São Nicolau, e oferecer parte ou a totalidade de uma bolsa de estudo de residente ou de seminarista? Se desejar contribuir, veja aqui.

Empreste o seu talento, criatividade e capacidades para fazer pulsar ainda mais, nesta suas Paróquia de São Nicolau e de Santa Maria Madalena, quer no âmbito do louvor e do culto a Deus, quer no exercício da caridade ao serviço da dignidade do próximo e da construção do bem comum. Se desejar colaborar, veja aqui.

Close Menu