Select Page

Caridade

Junte a sua à nossa ousadia. Junte o seu ao Coração de Cristo!

“O amor ao próximo, radicado no amor de Deus, é um dever antes de mais para cada um dos fiéis, mas é-o também para a comunidade eclesial inteira (…) A Igreja também enquanto comunidade deve praticar o amor”. (DCE 21)

Minimizar a pobreza absoluta
BANCO DE SOLIDARIEDADE ALIMENTAR

O Banco de Solidariedade Alimentar desenvolve junto da comunidade gestos de partilha e dádiva, em favor das famílias mais carenciadas.

O Banco possui diferentes respostas, em função das necessidades dos beneficiários. Distribuímos um cabaz semanal de alimentos frescos e não-perecíveis a 25 famílias. Em regime mensal, prestamos auxílio a 150 famílias. Por ocasião do Natal e da Páscoa, o apoio alarga-se a 200 agregados familiares.

BANCO SOLIDÁRIO DE ROUPA

O Centro Social Paroquial possui um Banco Solidário de Roupa, através do qual providencia vestuário a pessoas carenciadas. Os beneficiários são acompanhados pelo serviço social da Paróquia, que analisa a sua situação individual ou familiar, para determinar a melhor forma de ajudar.

Paralelamente, a Paróquia tem respostas de apoio aos sem-abrigo, através do serviço prestado pelo grupo Concha de Santiago e pelas Irmandades do Santíssimo.

APOIOS A FAMÍLIAS, EM SITUAÇÃO DE CARÊNCIA RECONHECIDA

O serviço social da Paróquia acompanha diversas famílias com dificuldades económicas. Apoiamos famílias sem condições para pagar a luz, a água ou a renda, mas também prestamos auxílio na educação das crianças e no combate às dependências.

APOIO A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE “SEM ABRIGO”

Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, a Irmandade distribui o jantar quente a cerca de 120 sem-abrigo. Os alimentos são confeccionados por restaurantes que generosamente colaboram com este projecto.

No Domingo anterior ao Natal, a Irmandade promove também uma celebração natalícia na Conceição Velha e, em seguida, serve uma refeição aos mais carenciados, habitualmente no Pátio da Galé.

Diminuir o impacto da solidão
CONVÍVIO DE SÃO NICOLAU

O Convívio de São Nicolau acolhe 32 idosos da Baixa, desenvolvendo actividades ocupacionais e promovendo uma dinâmica de integração social. Proporciona um acompanhamento personalizado e regular aos utentes, além de convívios, lanches regulares, acções formativas e momentos de lazer.

ACOMPANHAMENTO DOS MAIS SÓS

A solidão e o isolamento continuam a estar entre os principais problemas dos idosos residentes na Baixa. A Paróquia proporciona-lhes o necessário acompanhamento, através de contactos habituais e de visitas, contribuindo para o aumento da sua auto-estima e mobilidade.

Proporcionar residência e conforto

A Casa de Nossa Senhora da Vitória é uma instituição particular de solidariedade social, com uma história de mais de um século ao serviço da caridade. Actualmente, mantém dois lares, que funcionam na Baixa e na Graça.

LAR, NA RUA DO CRUCIFIXO, NA BAIXA

A Casa de Nossa Senhora da Vitória proporciona alojamento, conforto e acompanhamento a mais de 40 idosos e doentes. O lar situa-se na Rua do Crucifixo, na Baixa.

LAR, NA RUA JOSEFA MARIA, NA GRAÇA

O Lar da Graça, situado na Rua Josefa Maria, proporciona alojamento, conforto e acompanhamento a mais de 80 idosos e doentes

Colaborar na Educação e Orientar
RESIDÊNCIA DE SÃO NICOLAU

Acolhemos em regime de gratuitidade 16 jovens estudantes provenientes de todo o espaço lusófono, oferecendo estadia, alimentação, apoio no estudo e acompanhamento espiritual.

SALA DE ESTUDO DE SÃO NICOLAU

A nossa Sala de Estudo apoia diversos jovens estudantes, providenciando-lhes um ambiente de estudo tranquilo e o acompanhamento gratuito de professores.

PORTA ABERTA

A Paróquia abre as portas a pessoas com necessidades muito diversas, procurando responder a problemas de ordem pessoal e familiar. Através de meios psicológicos, jurídicos, sociais e espirituais, procuramos estender a mão a quem mais precisa. Quando não existem condições de resposta adequada, encaminhamos as pessoas para outras instituições mais habilitadas.

MÃOS DADAS

Promove-se a recolha de um acervo de livros, com o objectivo de serem enviados para a biblioteca universitária e pública do Seminário do Huambo. Até à data, foram já enviados mais de 15.000 títulos nas diversas áreas do saber, em particular no âmbito das ciências humanas.

Promove-se também a angariação de roupa e outros apoios, destinados à Casa dos Rapazes, acolhimento e residência de 60 órfãos, no Huambo, em Angola.

Formas de Ajudar

A caridade deve ser entendida como um convite que cada católico recebe para a traduzir, viver e aprofundar na sua própria vida, sem esquecer nunca o Evangelho que nos recorda: “não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita”. É uma história de amor que em primeiro lugar é pessoal: “ a caridade é um dever antes de mais para cada um dos fiéis”. Não nos cansaremos de propor a cada membro das nossas comunidades cristãs de São Nicolau e Santa Madalena que teçam esta história também nas suas vidas. Convidamos cada paroquiano a valorizar o que já faz, mas também a transcender-se em nome dos irmãos. Recorda-nos o Evangelho: “falta-te uma coisa…vai…vem…e segue-Me.”

Saiba o que pode fazer para ajudar a Paróquia a alargar a sua acção caritativa.

OFEREÇA BENS ALIMENTARES E ROUPA

Entregue na portaria (Rua dos Douradores, 57) ou coloque no cabaz existente na Igreja bens alimentares secos e roupa em bom estado. As suas ofertas permitem melhorar os cabazes de bens alimentares ou de roupa que distribuímos.

DÊ ESMOLA

No primeiro Domingo de cada mês, existe um peditório no final das Missas, que reverte a favor da Conferência de São Vicente de Paulo e se destina a apoiar as famílias mais carenciadas.

DONATIVO

Dê um donativo regular para o exercício da caridade. Pode fazê-lo através do NIB 0033 0000 0014 5746 6720 5 ou coloque-o na caixa de esmolas da Igreja.

IRS

Destine 0,5% do seu IRS para ajudar na caridade. Ao preencher a sua declaração de IRS, indique a opção “Instituição Particular de Solidariedade Social” e o contribuinte nº 503290700.

SEJA VOLUNTÁRIO

Empreste o seu talento, criatividade e capacidades para fazer pulsar ainda mais a caridade ao serviço da dignidade do próximo e do bem comum.

OS SEUS DONS E AMOR FAZEM TODA A DIFERENÇA

Não desista do bem do próximo! Em tempos de contenção, quando é necessário aprender a gastar menos e a poupar mais, é muito importante que não corte na caridade. DEUS E O PRÓXIMO AGRADECEM QUE DESENVOLVA A LINGUAGEM DA CARIDADE.

Contactos e horários de Atendimento
CONTACTOS
HORÁRIO DE PORTARIA

Rua Rua dos Douradores, nº 57
2ª a 6ª feira 9h -13h; 14h30-17h30

ATENDIMENTO PELO SERVIÇO SOCIAL

Por marcação prévia, no acolhimento da Paróquia,
Tel. 218 879 549; 913 628 720