Associação de Juristas Católicos

Nada impomos, mas sempre propomos, como Pedro nos recomenda numa das suas cartas: «Venerai Cristo Senhor em vossos corações, prontos sempre a responder a quem quer que seja sobre a razão da esperança que há em vós» (1 Ped 3, 15) – Bento XVI

A Associação de Juristas Católicos foi criada em 1985, tendo por finalidade contribuir para a realização dos valores da doutrina cristã na sociedade, em harmonia com o Magistério da Igreja. Podem dela fazer parte todos os licenciados em Direito que professem a fé católica e se proponham prosseguir os fins da Associação.

Clique para mais informações

A finalidade geral da associação é contribuir para que na sociedade portuguesa se realizem os valores da doutrina cristã, em harmonia com o Magistério da Igreja.

Essa finalidade geral desdobra-se, depois, estatutariamente, numa série de missões especiais, das quais as principais são:

• A preparação espiritual e cultural dos juristas portugueses;
  • A colaboração, nomeadamente através de assistência jurídica, com as instituições e iniciativas sociais de inspiração cristã;
  • A divulgação da função do Direito na sociedade e da importância dos valores que o informam;
  • A contribuição, através do estudo, para o aperfeiçoamento da legislação a aplicação do Direito.