Select Page

Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE)

Visão

A ACEGE é uma associação de homens e mulheres de empresa, que partilham entre si valores cristãos e procuram aplicá-los no desenvolvimento da sua vida profissional.

A ACEGE propôe-se, como missão inquietar e mobilizar as consciências das pessoas, divulgando valores partilhados pelos seus membros e a doutrina social da Igreja que os exprime.

Queremos ser vistos como uma referência moral na sociedade portuguesa, contribuindo através de uma atitude frontal de afirmação e esclarecimento, para fortalecer a sociedade civil, ajudando a difundir uma cultura de responsabilidade.

Clique para mais informações

Princípios Fundamentais da ACEGE

 

O Homem

Acreditamos no Homem criado por Deus com características únicas e irrepetíveis, com capacidade para criar e trabalhar em prol de um mundo mais justo e mais humano.

 

A Empresa

Vemos a empresa como uma comunidade humana, fundada em interesses não coincidentes, mas orientada para finalidades comuns, estruturada segundo o princípio da cooperação e não do conflito, vocacionada para a produção, e, ou comercialização de bens e serviços num mercado global, concorrencial e incerto e, por isso, sujeita a princípios racionais de gestão, de organização e de permanência no mercado. Reconhecemos na empresa um bem social inestimável que tem origem na iniciativa, no risco e na capacidade de indivíduos, mas que só ganha sentido nos fins sociais que prossegue, designadamente na produção de riqueza, na criação de oportunidades de trabalho, na realização dos que nela trabalham e no desenvolvimento social no seu todo.

 

A Economia Social de Mercado

Reconhecemos as potencialidades da economia de mercado, quando reconhece o papel fundamental e positivo da empresa, da propriedade privada e da livre criatividade humana, como factor de desenvolvimento económico, social e ambiental.

 

A Excelência no Trabalho

Reconhecemos o trabalho como um factor essencial para a realização individual e para o progresso social e económico do mundo. Qualquer trabalho, desenvolvido de forma competente, honesta e empenhada, é fonte de afirmação da individualidade e dignidade de cada Pessoa e, simultaneamente, meio de colaboração com deus na sua continua obra de criação do Mundo.

Procuramos a excelência no trabalho quotidiano e na acção empresarial como um imperativo ético porque só desta forma podemos corresponder à enorme responsabilidade que temos perante a nossa Vida e no projecto de vida de outras pessoas.

 

O Bem Comum

Queremos com toda a nossa acção contribuir para edificação do bem comum, das condições concretas – materiais, intelectuais, morais e institucionais – que permitam a realização plena de todos os homens e do homem.