É uma exposição que reúne, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, as peças mais emblemáticas das catedrais de todo o país. Inaugurada no passado dia 26 de junho, a mostra ‘Na Rota das Catedrais: construções [d]e identidades’ é uma iniciativa da Direção Geral do Património Cultural e do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, inserida no projeto ‘Rota das Catedrais’, e expõe 113 peças, provenientes de catedrais e igrejas de Portugal continental, Madeira e Açores. Os objetos expostos vão do mobiliário à ourivesaria, passando pela pintura, matéria têxtil, escultura, peças ligadas à prática litúrgica, livros antigos e partituras musicais.

Presente na inauguração, o Cardeal-Patriarca de Lisboa sublinhou o significado destes monumentos: memória viva, a junção de culto e cultura. D. Manuel Clemente convidou, ainda, todos a visitar a exposição no Palácio da Ajuda, que vai ficar patente até 30 de setembro. Já diretora geral do Património Cultural, Paula Silva, considerou que as catedrais portuguesas têm um “conjunto de peças notáveis e um acervo artístico enorme”.

Saiba mais aqui.