No próximo dia 8 de Dezembro, a Igreja comemora a Festa da Imaculada Conceição de Maria. Trata-se de um Dia Santo de preceito para os católicos.

A igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha, dedicada ao milagre da Imaculada Conceição, celebrará esta Festa com especial devoção. Entre dia 29 de Novembro e dia 8 de Dezembro, decorrerá a Novena de Nossa Senhora. Em cada dia, às 18 horas, rezar-se-á o terço, meditando numa das bem-aventuranças. Durante a tarde, haverá exposição do Santíssimo Sacramento. Nos horários habituais, às 13 horas e às 19 horas, celebrar-se-á a Santa Missa.

No dia 8 de Dezembro, a igreja abre as portas às 8 horas. o terço é recitado às 8h15, às 10 horas e, novamente, às 16 horas. Durante a tarde, o Santíssimo Sacramento encontrar-se-á exposto para adoração. Celebrar-se-ão também três Missas ao longo do dia: às 9 horas, às 12h30 (Missa solene animada pelo coro Solemnis) e às 17 horas. finalmente, às 21h30, terá lugar um concerto pelo Ensemble Vox Angelis.